Ministro Alfredo Nascimento deve mais que explicações

Os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) irão protocolar requerimento na Comissão de Meio Ambiente, Direito do Consumidor e Fiscalização e Controle, solicitando a convocação do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para prestar esclarecimentos sobre denúncias publicadas na edição deste final de semana da Revista Veja.

De acordo com a reportageml “O Mensalão do PR”, existe indícios de um esquema de corrupção em diversos órgãos do Ministério dos Transportes envolvendo dirigentes como o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, o presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves, o Juquinha, além do chefe de gabinete do Ministério dos Transportes, Mauro Barbosa Silva, e o assessor Luís Tito Bonvini.

Todos eles foram afastados de seus cargos na última semana por determinação da Presidenta da República, Dilma Rousseff. O ministério agora irá contar com o auxílio da Controladoria Geral da União (CGU) nas investigações.

Para Randolfe dois aspectos chamam a atenção no episódio.

“A reportagem não apresentou provas do esquema, apenas citou fontes não identificadas, mas mesmo com esta fragilidade, o governo deve ter considerado a existência de corrupção no órgão o suficiente para exonerar toda a cúpula ministerial. Outro fato é que, sendo real a denúncia, não se torna razoável supor que o referido esquema pudesse prosperar sem o consentimento do titular da pasta, mas o mesmo foi poupado e ainda ganhou uma nota oficial lhe respaldando”, enfatiza Randolfe.

Deixe uma resposta