O PSOL encerrou no domingo (03), as etapas regionais para escolha dos delegados (as) ao seu 4º Congresso Nacional que será realizado no final de novembro. A tese do campo partidário liderada pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), atual presidente da legenda e pelo Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), eventual candidato da legenda à presidência da república, foi a grande vitoriosa.
A tese do campo intitulada Unidade Socialista (US) venceu na maioria dos estados onde ocorreram Congressos Estaduais e defende que o partido lance candidatura própria na eleição presidencial de 2014. Os dirigentes do campo avaliam que a legenda hoje reúne as condições para ocupar esse espaço à esquerda e construir uma alternativa real à polarização formal entre PT x PSDB.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que ganhou notoriedade em 2012 durante a CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira no Congresso Nacional é o favorito entre ampla maioria dos psolistas. A estratégia da US é também aumentar a bancada de deputados federais, hoje formada por Ivan Valente (SP), Chico Alencar e Jean Wyllys (ambos do RJ).
A vitória do campo liderado por Ivan Valente e Randolfe também jogou uma ducha de água fria em outra pretendente ao posto de candidata presidencial, a ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS).
Em nota divulgada pelas redes sociais, os signatários da tese Unidade Socialista acusaram a ex-deputada de “Plantar” informações que induziam a erros junto à imprensa, tornando públicas inverdades sobre a dinâmica interna do PSOL: “Não aceitaremos o jogo daqueles que, com atitude manipuladoras demonstram claramente sua incapacidade para estar à frente de tarefa tão nobre quanto conduzir nosso partido perante os desafios de 2014. O fato de Luciana Genro estar inelegível a qualquer cargo no Rio Grande do Sul não obriga o PSOL a submeter-se à lógica de sua sobrevivência política. Por isso, registramos nosso profundo repúdio a essa prática”, afirma a nota.
O 4º Congresso Nacional da legenda será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 1°de dezembro de 2013. E tudo leva a crer que os ânimos continuarão agitados até lá.