Marco Carrera | PSOL do Pará terá sociólogo como candidato ao governo

Imagem

[Da Redação]

O sociólogo Marco Carrera será o candidato do PSOL ao governo do Pará. A indicação foi formalizada nesta terça-feira (20), pela executiva estadual da legenda, em função da desistência da ex-deputada Araceli Lemos em concorrer ao pleito, por motivos de saúde. “Preciso comunicar que não tenho condições de levar adiante essa importante missão a mim delegada. Imperativos relacionados à saúde me obrigam a diminuir o ritmo de minha participação, por expressa recomendação médica e atendendo também ao apelo de meus familiares”, afirmou em carta endereçada à militância partidária, em 14.05. O nome do sociólogo deverá ser ratificado pelo Diretório Estadual em reunião a ser realizada no próximo dia 7 de junho.

Marco Carrera conta com o apoio da maioria dos membros do diretório e tem o aval das principais lideranças do partido, entre elas, a do senador Randolfe Rodrigues, pré-candidato a presidência da República, e do deputado Edmilson Rodrigues, candidato da legenda a deputado federal.

A escolha do sociólogo não deve alterar o objetivo dos psolistas no Pará. O partido pretende constituir-se em alternativa real à polarização do campo das elites. A expectativa é de que as principais lideranças do partido ajudem a puxar um número alto de votos e assim aumentar a representatividade do PSOL na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. É o caso do deputado Edmilson Rodrigues, que conquistou cerca de 350 mil votos (45%) na disputa pela prefeitura da capital paraense em 2012, e da ex-senadora Marinor Brito, eleita a vereadora mais votada da capital, escalada junto com o ex-senador José Nery como puxadores de voto para o legislativo paraense.

Outros nomes poderão ser apreciados pelo diretório estadual, mas inclinação da maioria dos seus membros em prol do sociólogo Marco Carrera é fato consumado, segundo dirigentes.

Marco Carrera é militante histórico do movimento socialista no Pará

Marco Carrera é natural de Belém do Pará, 47 anos, sociólogo, formado pela Universidade Federal do Pará, especialista em gestão urbana e desenvolvimento local, técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e professor da rede pública estadual.
Atualmente, é coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Gestão Ambiental do Estado do Pará (Sindiambiental), fundador da Intersindical – Central da Classe trabalhadora, em Congresso realizado em abril deste ano. É também membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). Casado há 23 anos com a engenheira Sílvia Batista e pai de dois filhos.

Militante histórico do movimento socialista, Carrera integrou na década de 80 as fileiras do Partido Comunista Brasileiro, ainda na clandestinidade, na luta de resistência contra a ditadura militar no Brasil, com destacado papel na organização do movimento estudantil no Pará. Foi dirigente da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) e da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Na condição de sindicalista, ainda como servidor da Secretaria de Agricultura, tornou-se dirigente sindical e um dos fundadores da Intersindical dos Servidores Públicos do Estado. Carrera também colaborou com o Governo do Povo, entre os anos de 97 e 2004, na gestão do então prefeito Edmilson Rodrigues, como Coordenador do núcleo de participação popular, ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura, ajudando a fortalecer as experiências exitosas do Orçamento Participativo e do Congresso da Cidade. Vem colaborando, desde então, na elaboração dos programas de governo do PSOL.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading