Deputado Bordalo fará diligência para averiguar assassinato de indígena em Capitão Poço

O Deputado Bordalo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), realizará diligência terça-feira (16), para averiguar sobre o assassinato de Isac Tembé, 24 anos, liderança do povo Tembé Theneteraha, morto a tiros na noite de sexta-feira (12) em Capitão Poço.

O parlamentar se reunirá com lideranças indígenas do município e movimentos sociais, além de ouvir instituições públicas que estejam acompanhando o caso.

De acordo com informações veiculadas pela imprensa, Isac Tembé foi morto pela Polícia Militar quando caçava com um grupo de jovens no território indígena. O corpo teria sido levado pela PM para Capitão Poço. Os policiais envolvidos se trancaram na Delegacia do município durante a noite e pela manhã deste sábado (13) não foram mais encontrados.

Familiares e amigos manifestaram revolta pelas redes sociais e cobram providências dos poderes públicos.

Prefeito Edmilson Rodrigues

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, cobrou através de suas redes sociais, neste sábado (12), apuração rigorosa do crime:

“Solidariedade aos Tembé Tenetehara diante do assassinato do jovem Izack, em Capitão Poço. Os indígenas são um dos que mais sofrem com o esvaziamento das instituições e a ação genocida do atual governo federal. Apelo a @SegupPara e e @MPF_PA para que se apure com rigor esse crime.”

Com informações de Lilian Campelo – ASCOM CDHDC

Deixe uma resposta