O secretário de Planejamento da Prefeitura de Belém, Cláudio Puty, fez um alerta na quarta-feira (3), sobre tentativas de fraude nos registros do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico, instrumento nacional de coleta de dados, usado pela Prefeitura de Belém para identificar as famílias de baixa renda, incluídas nos critérios do Bora Belém, programa de renda mínima de até R$ 450,00 às famílias em situação de extrema pobreza. O programa foi uma das promessas de campanha do prefeito eleito Edmilson Rodrigues.
Ao fazer a checagem das famílias, a prefeitura encontrou entre os inscritos como necessitados, pessoas com residência em bairros nobres, com empregos e bons salários, e veículos declarados como patrimônio. O assunto foi levado ao ar, através do apresentador Marcelo Marques, na rádio Unama FM, nesta quinta-feira (4).
O secretário explicou: “A prefeitura de Belém está passando um pente fino nos registros do Cad-único. Queremos que o programa de renda cidadã beneficie quem realmente está na extrema pobreza. Estamos combatendo as tentativas de fraude cuidadosamente, checando família a família”, disse o secretário.
Cadastro Único
O Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal foi criado em 2001, por meio do decreto nº 3.887. O sistema de Cadastro Único tem dois objetivos principais: ter conhecimento sobre quem são as pessoas que estão na pobreza e extrema pobreza no Brasil e analisar a realidade socioeconômica desta parte da população.
O CadÚnico é a principal forma de entrada para programas do governo federal e algumas políticas públicas. É por meio dele, por exemplo, que é feita a seleção e inclusão de famílias nos programas Bolsa Família e Auxílio Emergencial do governo.
Redação: pontodepautapara@gmail.com
3 respostas para “Prefeitura faz “pente fino” nos registro do Cad-único para evitar fraude no Bora Belém”
Em caso de contemplação no bora Belém como será feito o procedimento para a pessoa ficar sabendo?
Tinha que divulgar os nomes dessas pessoas desonestas
Gostaria de saber,se serei contemplada,sou cadastrada no CAD único,estou desempregada moro em casa alugada,,meu companheiro é autônomo,E no momento estamos passando por bastante restrições