Estruturas de atendimento para a Covid começam a funcionar nas UBS de Belém

Estrutura da Clínica de Campanha da UBS Marambaia.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), está desafogando o atendimento dos casos de Covid-19 na capital. As estruturas de atendimento de saúde já começaram a funcionar, em caráter experimental, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos bairros da Terra firme, Jurunas e Marambaia.

Triagem – Nesses espaços quem chega é acolhido por um técnico de enfermagem. Em seguida passa por um enfermeiro e depois por um médico. Para o médico Raylesso Silva, que presta assistência na UBS da Marambaia, essa nova forma de atendimento é bem mais rápida, já que o paciente passa, previamente, por uma triagem.

A população também aprovou o novo modelo de atendimento, que será aplicado nas clínicas de campanha do município. A estudante Rafaela Borges levou a mãe, que estava sentindo fraqueza, falta de ar e sem paladar. “Foi muito rápido e minha mãe já até fez o teste da Covid. Agora é só esperar o resultado.”

O Plano de Contingenciamento da Covid-19 está instalando 15 estruturas de atendimento em Belém. Nas cinco Unidades de Pronto Atendimento da capital, localizadas nos bairros do Jurunas, Terra Firme, Marambaia, Sacramenta e Icoaraci, estão sendo montadas tendas para triagem dos casos da Covid-19. Agora, as UPAs também passam a atender os casos severos e críticos da doença.

Já nas oito Unidades Básicas de Saúde, localizadas na Terra Firme, Jurunas, Guamá, Bengui II, Marambaia, Paraíso dos Pássaros e Icoaraci, na Estratégia Saúde da Família (ESF) em Outeiro e no hospital Distrital de Mosqueiro estão sendo instaladas as clínicas de campanha. Nelas serão atendidos os casos leves e moderados da Covid, por meio de consultas, diagnóstico, orientação, prevenção e acompanhamento por telessaúde. No Distrito Administrativo de Belém (Dabel), onde não há UBS, essa estrutura está sendo montada no Ver-o-Peso e na Igreja de São Raimundo Nonato, localizada na avenida Senador Lemos, no bairro Umarizal. O funcionamento das clínicas de campanha é das 8h às 17h, de domingo a domingo.

Casos suspeitos de Covid sendo atendidos na Marambaia.

Procedimento – O diretor de atenção básica da Sesma, Vitor Nina, reforça como a população deve proceder, caso necessite de atendimento. “Quem tiver sintomas leves e moderados deve procurar as clínicas de campanha. Se o caso for mais grave o ideal é buscar atendimento nas UPAs. Elas são a porta de entrada para as internações no PSM do Guamá, que passou a funcionar na modalidade porta fechada, ou seja, só recebe pacientes via central de regulação”, explica.

Retaguarda ampliada – No sentido de reforçar ainda mais o atendimento, a retaguarda de leitos hospitalares também está sendo ampliada. Assim, o Hospital do Guamá está atendendo, desde segunda-feira, dia 15, exclusivamente, casos da Covid-19, que vai reforçar o atendimento 100% Covid já realizado no Hospital Dom Zico. A rede municipal conta ainda com leitos na Beneficente Portuguesa e em breve com leitos do hospital Redentor, via convênio com a rede privada. Já o Pronto Socorro da 14 de março (HPSM Mário Pinotti) segue atendendo às demais urgências e emergências.

A Sesma também já está contratando, emergencialmente, 200 profissionais que colocarão em prática as ações previstas no Plano de Estruturação da “Rede Integrada de Enfrentamento, Rastreio e Monitoramento de Casos e Contatos de Covid-19”. Esses profissionais devem começar a trabalhar a partir desta sexta-feira, 19 de março.

Por Carolina Boução – Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading