
Equipes do setor de Engenharia do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), da Prefeitura de Belém, realizaram, na manhã desta terça-feira (27), as medições para demarcação da linha da obra do segundo trecho da avenida Bernardo Sayão, entre a rua Fernando Guilhon e a travessa Quintino Bocaiúva, no bairro Jurunas.
“A demarcação do offset é fundamental para delimitar a área que vai ser cadastrada, para posterior avaliação dos imóveis ou atualização de um valor, para o momento atual do mercado daqueles que já foram cadastrados”, explica o subcoordenador de Engenharia do Promaben, Ruan dos Santos Melo.
A partir da demarcação da faixa de abrangência da obra, os imóveis que estiverem dentro dessa faixa vão receber a selagem e serão cadastrados para posterior avaliação. O segundo trecho abrange 265 imóveis. A demarcação e selagem deste trecho vai se estender até o dia 6 de maio, com duração prevista de nove dias.
Os engenheiros utilizam trena para fazer as medições e tinta spray para sinalizar a faixa de abrangência da obra. E em seguida é feita a localização da latitude e da longitude por GPS de cada ponto demarcado.
Após a mobilização, a demarcação da linha da obra e a selagem, é feito o “congelamento” da área onde se localizam os imóveis. A partir desse momento não serão incluídos mais imóveis nos trechos onde serão realizadas as obras, e essas áreas passarão a ser controladas para prevenir ocupações irregulares e garantir a segurança dos moradores das áreas críticas alagadas e alagáveis, para posterior avaliação dos imóveis.
Texto/imagem: Agência Belem