Prefeito de Belém participa de Simpósio que discute cooperação entre município, estado e governo federal

Edmilson Rodrigues – Prefeito de Belém

Começou hoje, em Belém, o I Simpósio de Pesquisa Navegando entre Rios do Conhecimento na Amazônia. O encontro, realizado virtualmente, debate quais são os avanços e limites de uma sociedade, qual o papel do estado nas esferas municipal, estadual e federal, interesses comuns entre eles e interações com outras instituições da sociedade. 

“Os desafios são enormes para quem precisa fazer o planejamento e gestão do território, porque nós temos que considerar os três eixos – municipal, estadual e federal -, respeitando a autonomia de cada um e o interesse comum”, destacou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, na abertura da programação científica, na tarde desta terça-feira, 27.

Durante o encontro, o prefeito também informou sobre o Estatuto da Metrópole, instituído em 2015, através da Lei 13.089, que trata sobre o  planejamento, gestão e a execução de políticas públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas pelos Estados. “É necessário que estabeleçamos um esforço para pensar em um sistema único de gestão metropolitana. A base legal é o Estatuto das Metrópoles, que pode ajudar a solucionar os problemas das metrópoles na Amazônia, como aqueles relacionados à saúde são pelo Sistema Único de Saúde, o SUS”, pontuou.  

Realizado pelos Grupos de Pesquisa, Governança, Organizações, Políticas Públicas e Contabilidade na Amazônia (GOPPCA) e Sistemas, Interdisciplinaridade e Gestão na Amazônia, da Universidade Federal do Pará (SIGMA), o simpósio abrangerá palestras, mesas redondas, apresentação de resumos e vídeos on-line de trabalhos submetidos e aprovados, no período 27 a 29 de abril, pela internet.

Texto: Agência Belém Imagem: Comus

Deixe uma resposta