Secretaria de Educação inicia matrículas em Mosqueiro para o ensino de Jovens, adultos e idosos

Ivo Antônio contou que sentia constrangimento quando não sabia ler e nem escrever, mas que quando aprendeu, escreveu uma carta de amor à sua esposa. Ivo é grande aliado do EJAI nos assentamentos de Mosqueiro.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está com matrículas abertas na modalidade de ensino Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) nas escolas Abel Martins da Silva, Remígio Fernandez e Donatila Lopes, na ilha de Mosqueiro. Este ano a modalidade, destinada a garantir os direitos educacionais da população com 15 anos ou mais que não teve acesso ou interrompeu os estudos antes de concluir a educação básica no tempo hábil, ganhou aliados importantes: os ex-alunos. A maioria está colaborando diretamente com a direção da escola Abel Martins no processo de conquista de novos alunos da faixa etária superior a 50 anos, que na maioria dos casos acredita não ser possível voltar a estudar pelos desafios do ensino remoto ou a falta de recursos.

A escola Abel Martins da Silva conseguiu driblar esse desafio distribuindo mais de trezentos questionários nas comunidades dos bairros de Carananduba, São Francisco e nos assentamentos rurais, se utilizando da própria rede de estudantes. A descoberta foi que pescadores artesanais, domésticas, agricultores familiares, pedreiros e trabalhadores informais tinham receio da exclusão, por isso não voltavam a estudar.

Superação– Das primeiras turmas do Ejai de Mosqueiro sobram histórias de superação. A dona de casa Maria Cleidimar Costa, 38 anos, passou mais de 18 anos sem estudar. Ela conta que se casou e o marido não permitia que ela estudasse. “Meu marido não deixava porque eu tinha que ficar em casa cuidando das crianças. Mas hoje em dia, após 18 anos, eu voltei a estudar e já terminei meu ensino fundamental, e estou cursando o ensino médio e quero fazer o nível superior em gastronomia ou educação física”, almeja. “Meu marido também voltou a estudar. Ele é aluno daqui da escola Abel Martins, e vem pras aulas juntamente com as crianças”, completa.

Imagem/texto: Agência Belém

Deixe uma resposta