Escola Bosque: região das ilhas recebe kits de alimentos da merenda escolar

Os alimentos beneficiam 712 estudantes  matriculados na rede de ensino municipal, na ilha de Cotijuba, Jutuba e Paquetá

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), realizou nesta terça-feira, 04, a distribuição dos kits de alimentos da merenda escolar, nas ilhas de Cotijuba, Paquetá e Jutuba. Os alimentos são fornecidos pela Fundação de Assistência ao Estudante (Fmae) e reúnem alto poder nutritivo, com a composição de alimentos perecíveis e não perecíveis, e produtos da agricultura familiar. Entre os ítens que contemplam a conjunto estão arroz, feijão, leite, farinha, óleo, milho, frutas e hortaliças da agricultura familiar. 

Uma equipe da Coordenação Pedagógica da Funbosque acompanhou a entrega dos alimentos, que beneficiam 712 estudantes  matriculados na rede de ensino municipal, na ilha de Cotijuba, Jutuba e Paquetá. 

Rota – São cerca de 45 minutos de travessia por barco, saindo do Trapiche da Orla de Icoaraci, para chegar ao Terminal Hidroviário Poeta Antônio Tavernard, localizado na entrada da ilha de Cotijuba.  E foi essa a rota de transporte dos kits de alimentação, que, ao chegarem na ilha, foram armazenados na Unidade Pedagógica (UP) da Faveira, que é a sede e possui o maior número de alunos da região. Na UP já havia uma equipe de funcionários preparada para organização e distribuição dos alimentos.

O diretor geral da Funbosque, Nairo Bentes, ressaltou que a Escola Bosque, cumpriu com responsabilidade a entrega dos alimentos da merenda, respeitando a comunidade escolar, respeitando o direito do aluno de receber esses alimentos. A coordenadora pedagógica da ilhas, Elisângela Costa, destacou a importância da entrega, neste momento dificil pelo qual passa a economia, no contexto da pandemia.
“Pra nós é muito importante a entrega dos kits, porque vêm auxiliar na nutrição dos nossos alunos, e justamente neste momento que o país enfrenta, quando muitos perderam emprego por causa da pandemia.”

Lojística – Os alimentos foram viabilizados pela FMAE, via Secretaria Municipal de Educação (Semec). A coordenadora pedagógica geral da Funbosque, Wany Goes, explicou a logística da entrega dos kits. “Fizemos uma força-tarefa para a distribuição dos alimentos. A partir da chegada de todos os ítens, nós organizamos todo o material e distribuímos nas rotas das ilhas, até as unidades pedagógicas daquele local. O objetivo é dar acessibilidade aos familiares desses alunos, para que eles não precisem se deslocar até a escola. O importante é que essas famílias sejam contempladas com uma alimentação nutritiva e balanceada.”  

Ao todo, foram oito barcos que fizeram nove rotas de travessia fluvial. Uma dessas rotas foi a Unidade Pedagógica do Jamaci. As mães que foram buscar o kit de alimentação dos seus filhos na unidade demostraram satisfação ao recebê-lo. “Fiquei muito feliz quando soube da entrega do kit. Vai ajudar muito”, disse Cleidiane Martins, uma das mães que receberam o material.

Texto/Imagem: Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading