
A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), retomou as obras do Mercado Municipal da Vila de Mosqueiro, que foram deixadas inacabadas pela gestão passada. A obra começou em julho de 2020, com prazo de entrega para o final do ano, mas somente um dos galpões foi entregue.
O espaço vem funcionando parcialmente com boxes de alimentos e barracas de hortifrutigranjeiros, dividindo o mesmo ambiente. Com a reforma, o mercado vai aumentar de 70 para 120 permissionários. A oferta de produtos e serviços também vai aumentar com lojas de acessórios eletrônicos, confecções e artesanatos.
Melhorias – Segundo o diretor de Obras Civis da Seurb, Edilberto Abreu, a obra será completada para melhoria do mercado. “Em todas as nossas obras de reforma, buscamos melhorar o que já existe e trazer novas melhorias. Nesse mercado, além de reconstrução com tudo novo, serão executados 72 boxes para hortifruti, mercearia e pescado, sendo esse prédio compreendido somente por boxes sem apoio administrativo, será feito ainda a recuperação da estrutura do telhado bem como a troca de telhas e restauro dos detalhes históricos da fachada e da parte interna do prédio”, ressalta o engenheiro.
De acordo com o fiscal da obra da Seurb, Augusto Monteiro, todos os boxes serão em alvenaria, com acabamentos em pintura, revestimento e piso, além de instalações individuais de energia e água, com pias, tomadas e balcões de pedra. Também será feito um piso novo de alta resistência e um sistema de drenagem novo. “Iremos também colocar uma câmara frigorífica no complexo do mercado que já foi entregue. Essa câmara vai atender todos os 118 boxes do mercado”, concluiu Augusto.
Gestão Comprometida – No último dia 8 de fevereiro as obras do mercado foram visitadas pela primeira vez pela atual gestão. Essa visita foi liderada pelos secretários de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro, e de Urbanismo(Seurb), Deivison Alves, e a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla. “Desde o inicio da gestão estamos empenhado em concluir as obras que ficaram inacabadas. O Mercado Municipal da Vila é um completo centro de abastecimento alimentar no distrito. Ele supre tanto os moradores do distrito, quanto os veranistas que passam pela ilha. A idéia é tornar aquele espaço todo organizado por setores e entregá-lo pronto para a Secretaria Municipal de Economia (Secon) administrar”, informou o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.
A previsão de entrega das obras no Mercado Municipal de Mosqueiro é para o final do mês de agosto.
Texto e foto: Igor Monteiro / Agência Belém