
“O incentivo dos professores, principalmente na área da ciência, me fez despertar para a astronomia, me fez querer questionar o universo, isso me levou além, fazendo eu partir para a astronomia celeste e depois física”, foi agradecendo aos professores que o jovem Antony Sena, de 14 anos, definiu o momento vivido por ele, na tarde desta quinta-feira, 16, no encontro com o prefeito Edmilson Rodrigues, quando foi homenageado e incluído no programa de estágio da Prefeitura de Belém.
Aluno do 9º ano da Escola Municipal Honorato Filgueiras, localizada no bairro do Jurunas, o jovem se destacou na área de pesquisa ao descobrir três asteróides, por meio do Programa Caça Asteróides, e receber um certificado da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), agência Nacional do Governo Federal do Estados Unidos.
No encontro, que contou com a presença do jovem, dos pais do estudante, Keila Costa e Antônio Carlos Sena, da titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Márcia Bittencourt, e da diretora da escola Honorato Filgueras, Marizete Pantoja, o prefeito de Belém parabenizou o estudante, entregou uma placa e um certificado de reconhecimento, anunciou a inclusão do jovem no programa de estágio de Belém e destacou a importância das escolas nesse processo de crescimento.
“Nosso empenho, agora, é fortalecer as escolas públicas municipais. Uma escola pública administrada com carinho pelos professores, estabelece uma força entre educador e educando, complementando um ao outro. Vamos incluir o Antony no nosso programa de estágio, para ajudar nas pesquisas dele”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues.
Alem do reconhecimento pela NASA, Antony já foi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e medalhista de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Emociada, a mãe do jovem, Keila Costa, de 36 anos, comentou os feitos do filho. “Criamos ele em área de periferia e ver ele buscar coisas além das condições que a dele permite, é maravilhoso. Todos os dias ele me mostra a capacidade que tem de questionar e ir atrás de conhecimento”.
Projeto – Pela primeira vez, o estado do Pará vai participar do NASA Space Apps Challenge, concurso aberto da NASA que consiste em 26 desafios lançados pela agência espacial abordando problemas sociais, como desmatamento, alagamentos, entre outros. O concurso é feito em grupo, Antony já está com grupo formado por outros estudantes do Pará, para criarem um projeto bem regional.
“Escolhemos o problema das comunidades que sofrem com alagamentos e chuvas. Estamos pensando em usar o açaí e extrair dele alguma forma de criar bocas de lobo sustentáveis e impedir os alagamentos”, explicou.
Sem equipamentos adequados para seguir suas pesquisas, o jovem vai receber um computador, que será dado pela Prefeitura de Belém, além da bolsa estágio. “O Antony é um pesquisador de iniciação científica e como todo pesquisador, ele precisa de uma bolsa de estudos, para ajudar no desenvolvimento de suas pesquisas. Ele apresentou a necessidade de um computador, e vamos providenciar para ele”, disse a titular da Semec, Márcia Bittencourt.
Texto: Victor Miranda – Agência Belém
Foto: Marcos Barbosa