UFPA: Inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2022

O período de inscrição segue até o dia 30 de novembro de 2021, por meio da página do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA)

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2022-1). O processo seletivo oferece vagas em 197 ofertas de cursos de graduação sediados em onze campi da UFPA. O período de inscrição segue até o dia 30 de novembro de 2021, por meio da página do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA).

O Processo Seletivo Especial 2022-1, que integra as políticas afirmativas da UFPA para garantir o acesso de populações tradicionais ao ensino superior, oferta vagas exclusivamente para candidatos(as) indígenas e quilombolas que não foram admitidos(as) em curso superior e que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Para a inscrição no processo seletivo, o(a) candidato(a) deve comprovar seu pertencimento étnico à condição de indígena ou quilombola, residente ou não de sua comunidade.

Inscrições – As inscrições serão realizadas via internet, por meio da página do Centro de Processos Seletivos (CEPs/UFPA), até as 23h59 do dia 30 de novembro de 2021, conforme o horário oficial de Brasília. Não há cobrança de taxa de inscrição.

No ato da inscrição, o(a) candidato(a) indicará sua primeira opção de curso e poderá também indicar uma segunda opção. Caso não seja aprovado(a) em sua primeira opção, o (a) estudante poderá concorrer às vagas não preenchidas no curso escolhido para a sua segunda opção. As vagas que não forem ocupadas por representantes de um grupo podem ser ocupadas automaticamente por candidatos (as) do outro grupo.

Para a homologação das inscrições, a documentação apresentada será analisada por uma comissão especial, composta por representantes de lideranças indígenas e quilombolas e por docentes da UFPA. As inscrições de candidatos(as) que não apresentarem a documentação completa, conforme o disposto no Edital, não serão homologadas.

Seleção – A seleção será realizada em duas etapas, sendo uma prova de redação em Língua Portuguesa, programada para o dia 9 de janeiro de 2022; e uma entrevista, com previsão para ser realizada entre os dias 2 e 5 de fevereiro de 2022. Ambas as etapas têm caráter classificatório e eliminatório.

As provas para candidatos(as) indígenas serão realizadas em Altamira e Belém; e as provas para candidatos(as) quilombolas ocorrerão em Abaetetuba, Belém, Castanhal, Cametá e Soure.

Serviço:

Inscrições para o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2022-1)

Período: de 5 a 30 de novembro de 2021

Prova de redação: 9 de janeiro de 2022

Entrevista: de 2 a 5 de fevereiro de 2022

Edital completo

Mais informações na página do CEPS

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Deixe uma resposta