Prefeitura de Belém inicia Operação Inverno para a prevenção de alagamentos

O objetivo é evitar alagamentos durante as chuvas do inverno amazônico.

Vai começar pelo canal da Antônio Baena, com a avenida Pedro Miranda, a Operação Inverno. O serviço consiste na limpeza dos principais canais de Belém, onde serão feitas a dragagem mecânica e a limpeza manual. O objetivo é evitar alagamentos durante as chuvas do inverno amazônico. A operação é uma realização da prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

A operação inicia nesta quinta-feira, 11, com a presença da titular da pasta, Ivanise Gasparim. “Estamos começando pelo canal da Antônio Baena, com a avenida Pedro Miranda, pois é uma área que geralmente alaga quando tem uma chuva forte. Por isso, todo o nosso pessoal vai estar empenhado nesta ação, para reduzir esse problema”.

Em janeiro de 2021, no início da gestão, a prefeitura de Belém iniciou uma limpeza emergencial na cidade e lançou o programa Belém Bem Cuidada. A Sesan realizou a limpeza dos 65 canais até o final do mês de abril passado.

O Departamento de Resíduos Sólidos da Sesan recolheu 834.118m² via limpeza manual, 39.728m³ via dragagem mecânica, além de 98 mil toneladas de lixo domiciliar e 56 mil toneladas de entulhos.

A Sesan também lançou o serviço Disque-Entulho, que atende pelo número de WhatsApp (91) 98499-0059 e recolhe na casa do cidadão até 1m³ de entullho.

Deixe uma resposta