Cremação, Condor e Jurunas: Prefeitura de Belém investe R$ 3,6 milhões para obras nos bairros

A Prefeitura de Belém destinou R$ 3.640.000,00 para obras prioritárias nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação nas áreas de saúde e educação. Os recursos foram garantidos no orçamento deste ano, por meio de votações em audiências públicas do Tá Selado nesses bairros do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua) e na Conferência da Cidade, no ano passado.

Os recursos serão liberados por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e, nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, representantes do Tá Selado e do Promaben participaram de uma reunião para discutir o assunto.

A reunião teve o objetivo de sintonizar as ações conjuntas do Tá Selado – o fórum permanente de participação popular da Prefeitura – com o Promaben, Gabinete do Prefeito e a Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).

Segundo o coordenador do Tá Selado por por bairro, Hélio Oliveira, a pauta foi no sentido de executar ações afirmativas na área da saúde e da educação, especificamente.

“São áreas importantes para poder dar à população desses bairros condições de melhoria de qualidade de vida, através de equipamentos públicos, tendo em vista garantir creches às mães e crianças e equipamentos na área da saúde e educação para a sociedade em geral”.

O coordenador Geral do Programa, Rodrigo Rodrigues, explica que os recursos serão usados, em especial, para a construção e reforma de creches, reforma de escolas e de unidades básicas de saúde, para melhorar o atendimento à população daqueles três bairros, localizados na área de influência das obras de saneamento e urbanização do Promaben.

“O Tá Selado tem no Promaben um polo de debate de ações comunitárias para atender bem essas demandas levantadas e trabalhar cada vez mais com a participação popular”, afirmou Rodrigo Rodrigues.

Ele disse, ainda, que o Promaben “está aqui para dar todo apoio, todo auxílio ao atendimento dessas demandas. O programa é muito amplo e trabalha diretamente com obras de saneamento, mas isso não nos impede de também trabalhar em prol da execução dessas próximas ações”.

Por Agência Belém (Raimundo Sena)

Deixe uma resposta