Ameaçada por garimpeiros, Leusa Munduruku tem foto usada indevidamente pelo governo federal

Uma peça publicitária que circula pelo whatsapp assinada pelo governo federal, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde Indígena, usa uma foto da liderança Leusa Munduruku para realizar uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Segundo informações, a peça teria sido feita pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Amapá/Norte do Pará.

Peça que circula pelo whatsapp

Maria Leusa Munduruku é presidenta da Associação de Mulheres Indígenas Munduruku (Wakoborũn) e uma das lideranças que vem lutando contra o garimpo ilegal que avança sobre as Terras Indígenas Munduruku e Sai Cinza, com o apoio e cumplicidade do governo federal.

Em 26 de maio de 2021, Lesa Munduruku teve sua casa incendiada por invasores e precisou fugir às pressas da aldeia Fazenda Tapajós, no município de Jacareacanga, no Pará, acompanhada da mãe e da filha. O ataque foi realizado por criminosos favoráveis ao garimpo ilegal de ouro na TI Munduruku e são financiados pelos garimpeiros. O sudoeste do Pará tem sido foco de violência contra os povos indígenas e tem sido pressionado pelo desmatamento, conforme monitoramento do Imazon.

Além da falta de fiscalização ambiental, com o corte de verbas e o assédio aos servidores do Ibama, agora o governo quer aprovar no Congresso Nacional, o “Pacote de Destruição”, para flexibilizar a legislação ambiental. Entre os projetos, está o PL 191/2020, que libera geral a grandes empreendimentos e a garimpo em terras indígenas, aumentando riscos de vida, ambientais, sanitários e violência contra povos indígenas, e o PL PL 490/2007, que permite a implantação de hidrelétricas, mineração, estradas e grandes empreendimentos agropecuários nas TIs, entre outros, sem consulta às comunidades afetadas. (Confira todos os projetos do pacote aqui)

Fonte: Site do X Fórum Social Pan-Amazônico

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading