Lá em Icoaraci: Prefeitura de Belém realiza limpeza em canais do Distrito para prevenção de alagamentos

A obstrução de resíduos e vegetação em canais do distrito de Icoaraci é um problema enfrentado durante anos pela população, que tem como consequências enchentes, alagamentos e até mesmo proliferação de doenças.

A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), intensifica as limpezas e desobstruções dos canais localizados na Vila Sorriso para garantir saneamento básico e segurança aos moradores que residem próximos aos canais.

As principais causas dos entupimentos dos canais de Icoaraci são provenientes de aterramentos feitos nas margens e da obstrução do curso d’água desses canais e pequenos córregos, causados por construções irregulares, que diminuem sua largura ou profundidade e acabam causando alagamentos e enchentes localizadas.

Além disso, o descarte irregular de resíduos sólidos e o despejo de esgoto doméstico sem tratamento nos córregos, também ocasionam problemas nos canais.

Mapeamento

A Adic realiza com frequência o mapeamento dos canais e pequenos córregos dentro do distrito administrativo de Icoaraci. As vistorias têm o objetivo de identificar as obstruções e solicitar o serviço de limpeza à Sesan. As equipes estão em ritmo acelerado, efetuando a limpeza dos canais da vila sorriso.

A moradora da Passagem Tancredo Neves, no bairro da Maracacuera, Fabielle Barbosa, contou que a limpeza do canal foi um ganho para a população, que padece com as enchentes e a sujeira do canal.

“Esse canal estava só mato, estava feio, e até mesmo o mato invadia a rua. Depois da limpeza melhorou bastante. Como estava entupido a água invadia e enchia nossa rua. Com certeza essa limpeza beneficiou a nossa passagem”, relatou.

Melhora visível

A desobstrução e limpeza do canal ajudou também no trabalho da família de Fabielle. “A gente que  trabalha com lanche se torna um pouco mais difícil viver em meio de alagamentos e com os lixos trazidos pela água da chuva. Sempre me preocupo com a higiene do meu espaço de trabalho e estava um transtorno. Agora melhorou e muito”, contou a vendedora.

Segundo a agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, a limpeza dos canais é crucial, pois evita grandes transtornos para a população, mas também é fundamental a colaboração dos moradores no trabalho de conscientização.

“Estamos com as equipes engajadas para cuidar e manter limpos e desobstruídos os canais de Icoaraci. Os moradores também precisam nos ajudar e não jogar lixo nos canais”, reitera Ellana.

Por Prefeitura de Belém

Deixe uma resposta