Comitês internacionais e nacionais se reúnem presencialmente, em Belém, para a construção do Fórum Pan-Amazônico

Visita ao campus da UFPA – Mapeamento do X FOSPA

X FOSPA- Reunião decisiva – a primeira presencial com a secretaria executiva ampliada do X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) – foi realizada no último fim de semana, dias 14 e 15 de maio, em Belém. Presentes representantes dos Comitês Nacionais do Peru, Colômbia, Venezuela e Bolívia e Comitês Regionais brasileiros do Amapá, Rondônia, Amazonas e Santarém.

A primeira agenda, como não poderia deixar de ser, foi a visita à Universidade Federal do Pará (UFPA) que vai sediar o X FOSPA. Recebidos pela professora Ataíde Malcher foram apresentados aos auditórios, onde funcionarão as Casas de Saberes e Sentires e ao belo prédio, chamado Mirante, onde ficarão localizadas as atividades autogestionadas. Percorreram os espaços para os palcos, feiras, tendas, atos públicos e verificaram que a UFPA está em plenas condições de sediar, com conforto, um FOSPA com milhares de participantes.

Na parte da tarde, já no hotel que sediou a reunião, foi apreciado positivamente o trabalho realizado pelas Comissões das Casas de Saberes e Sentires, que apresentaram uma primeira proposta de temas a serem discutidos e os principais debatedores, com uma imensa maioria de lideranças, lutadores e sábios dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.  Também se passou em revista para os grandes eventos que ocorrerão no Grande Auditório do Centro Benedito Nunes, como o Ato em Homenagem aos Mártires da Amazônia, o Tribunal das Mulheres e o Tribunal dos Direitos da Natureza. Ao final, foi indicada uma Comissão de Metodologia para harmonizar e detalhar os temas propostos.

Primeira reunião ampliada dos comitês nacionais e internacionais do X Fospa

Considerando que o IX FOSPA, em Mocoa- Colombia, foi virtual, devido à pandemia, desde o VIII Forum , em Tarapoto , Peru, não se realizava uma reunião internacional de uma instancia do Forum Social Pan-Amazônico. Foi um fim de semana para matar saudades, conversar, debater e aperfeiçoar os preparativos do X FOSPA, onde não faltou o tradicional passeio ao Ver-O –Peso, ponto turístico, cultural e econômico da cidade de Belém, considerado um dos mercados públicos mais antigos do País, eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil, onde os integrantes da Secretaria Executiva ampliada puderam conhecer os sabores da gastronomia paraense.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading