A cooperação entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado para o programa de renda básica Bora Belém foi renovado por mais 12 meses. Para cada R$ 1 milhão investido pelo município, o estado aplica o mesmo valor. A contrapartida do estado, atualmente, é de R$ 30 milhões.
Atualmente, o programa atende mais de 16 mil famílias e tem o objetivo de chegar aos 22 mil beneficiários. A dona de casa Bárbara da Silva, de 26 anos, compareceu ao evento e comemorou a renovação da parceria do programa que mudou sua vida.
“Na minha família o Bora Belém tem uma grande importância. Sou mãe solteira e conto com essa renda todo mês. O Bora me ajuda a manter minhas filhas, pois estou desempregada. Fico feliz e aliviada pela renovação dessa parceria”, garantiu a jovem.
“É uma emoção muito grande, porque Belém é a única capital do país a oferecer uma renda básica à população. Entre os mais de 5.500 municípios, apenas duas cidades o fazem: Belém e Maricá, que é uma cidade muita rica por receber royaltes do petróleo”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues, que aproveitou para pedir emprestado ao governador o Mangueirão e o Mangueirinho, para realizar um grande encontro de todos os beneficiários do Programa.
O governador Helder Barbalho destacou a parceria entre as esferas estadual e municipal. “Hoje é um dia histórico para Belém. Uma cidade desafiadora e com problemas estruturais históricos e que precisa da parceria do governo do estado com o município”.
O aporte financeiro faz parte de um convênio assinado na noite de sexta-feira, 20, entre a Prefeitura de Belém e o governo do Pará, em evento realizado na na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho.
Com informações da Agência Belém
Foto: Marcos Barbosa