Prefeitura de Belém cria GT para intensificar as políticas públicas aos indígenas Warao

As políticas públicas já desenvolvidas pela Prefeitura de Belém são planejadas respeitando as culturas do povo Warao

Fotos: Agência Belém

A Prefeitura de Belém acaba de criar um Grupo de Trabalho (GT) para atuar com os imigrantes indígenas Warao, com o objetivo de desenvolver, na prática, políticas públicas específicas para essa comunidade que vive na capital paraense. Fazem parte do GT a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e secretarias municipais de Saúde (Sesma), de Saneamento (Sesan), de Educação (Semec) e Coordenadoria de Turismo de Belém (Belmtur).

Desde o início da administração do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em 2021, os Warao recebem atenção especial. A prefeitura já desenvolve ações voltadas à população Warao e, para isso, conta com o Núcleo de Atendimento a Migrantes e Refugiados (Namir), localizado na sede da Funpapa, na avenida Romulo Maiorana, entre as travessa Vileta e Timbó.

Na capital paraense, a Funpapa gerencia um abrigo que está localizado no bairro do Tapanã, para o acolhimento de 175 indígenas Warao. Na área da saúde, a Sesma disponibiliza o Consultório na Rua (CNAR), que faz o acompanhamento dos acolhidos no espaço, garantindo o atendimento médico. Todos os que são institucionalizados foram vacinados contra a covid-19, assim como outro grupo que vive em um local de autogestão no distrito de Outeiro.

A Prefeitura de Belém vacinou contra a covid-19 toda a população Warao que está nas instituições do município

Na área da educação, a Prefeitura de Belém inaugurou no espaço de acolhimento um laboratório de informática para atender a necessidade dos estudantes adolescentes e adultos.

Programas – Nos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Belém, os indígenas Warao também são inseridos. O Bora Belém, programa de renda cidadã, beneficia mais de 30 famílias Warao.

Os Warao também participam do Fórum de Participação Cidadã, o Tá Selado. Mais de 35 jovens compareceram às plenárias e ajudaram na construção de políticas públicas para eles e a cidade de Belém. Eles ajudaram a eleger dois conselheiros Warao para o Conselho da Cidade.

Decreto – A criação do GT se deu por meio do decreto municipal, assinado pelo prefeito Edmilson na quarta-feira, 25 deste mês de maio. “O trabalho com essa capacidade de sistematização, já nos facilita organizar as nossas ações e até constituir um plano de forma mais articulada”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.

O decreto foi publicado no dia 25 de maio, na página 2 do Diário Oficial do Município de Belém (DOM).

Texto: Victor Miranda, via Agência Belém. 

Deixe uma resposta