As políticas públicas já desenvolvidas pela Prefeitura de Belém são planejadas respeitando as culturas do povo Warao
Fotos: Agência Belém
A Prefeitura de Belém acaba de criar um Grupo de Trabalho (GT) para atuar com os imigrantes indígenas Warao, com o objetivo de desenvolver, na prática, políticas públicas específicas para essa comunidade que vive na capital paraense. Fazem parte do GT a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e secretarias municipais de Saúde (Sesma), de Saneamento (Sesan), de Educação (Semec) e Coordenadoria de Turismo de Belém (Belmtur).
Desde o início da administração do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em 2021, os Warao recebem atenção especial. A prefeitura já desenvolve ações voltadas à população Warao e, para isso, conta com o Núcleo de Atendimento a Migrantes e Refugiados (Namir), localizado na sede da Funpapa, na avenida Romulo Maiorana, entre as travessa Vileta e Timbó.
Na capital paraense, a Funpapa gerencia um abrigo que está localizado no bairro do Tapanã, para o acolhimento de 175 indígenas Warao. Na área da saúde, a Sesma disponibiliza o Consultório na Rua (CNAR), que faz o acompanhamento dos acolhidos no espaço, garantindo o atendimento médico. Todos os que são institucionalizados foram vacinados contra a covid-19, assim como outro grupo que vive em um local de autogestão no distrito de Outeiro.

Na área da educação, a Prefeitura de Belém inaugurou no espaço de acolhimento um laboratório de informática para atender a necessidade dos estudantes adolescentes e adultos.
Programas – Nos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Belém, os indígenas Warao também são inseridos. O Bora Belém, programa de renda cidadã, beneficia mais de 30 famílias Warao.
Os Warao também participam do Fórum de Participação Cidadã, o Tá Selado. Mais de 35 jovens compareceram às plenárias e ajudaram na construção de políticas públicas para eles e a cidade de Belém. Eles ajudaram a eleger dois conselheiros Warao para o Conselho da Cidade.
Decreto – A criação do GT se deu por meio do decreto municipal, assinado pelo prefeito Edmilson na quarta-feira, 25 deste mês de maio. “O trabalho com essa capacidade de sistematização, já nos facilita organizar as nossas ações e até constituir um plano de forma mais articulada”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.
O decreto foi publicado no dia 25 de maio, na página 2 do Diário Oficial do Município de Belém (DOM).
Texto: Victor Miranda, via Agência Belém.