Na Terra-firme, plenária do Bora Belém reúne famílias beneficiadas e discute renda cidadã municipal

O bairro da Terra Firme recebeu na noite desta quarta-feira, 29, a Plenária do Programa Bora Belém, promovida pela Prefeitura de Belém, que tem o objetivo de tirar dúvidas dos beneficiários da renda cidadã municipal.

O encontro foi realizado na Escola Municipal Maria Stellina Velmont, na passagem Vitória e contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Aproximadamente quatro mil famílias da Terra Firme são beneficiárias do Bora Belém. Grande parte destas famílias lotou a quadra da unidade de educação para se atualizarem sobre o programa.

Entre as principais dúvidas sobre o Bora Belém, as famílias perguntam sobre a continuação do benefício e a inscrição para o “Donas de Si”, programa complementar, que atua na qualificaçao das pessoas que recebem a renda cidadã.

Esclarecimentos e busca por capacitação

Mãe de duas crianças, que recebe o benefício há três meses, Adriana Amador, de 38 anos, aproveitou a oportunidade para saber mais sobre o programa que tem mudando a vida de sua família.

“Eu tenho dois filhos menores de idade, fui contemplada pelo Bora Belém e é o terceiro mês que eu recebo. Está me ajudando muito, porque no momento eu estou desempregada. Essa plenária é importante, é a segunda vez que eu participo, aqui tiro todas as minhas dúvidas”, explicou.

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a importância do programa e ressaltou que a prefeitura também oferece o “Donas de Si”, que é baseado em um estudo de Laboratório Organizacional de Terreno (LOT).

Edmilson Rodrigues explicou que as reuniões são para debater com as pessoas se há problema no programa. Ele enfatiza, que com o dinheiro do Bora Belém as mães compram o básico para não ver as crianças passando necessidade. “No resto a gente ajuda com formação profissional, crédito do Banco do Povo a juros zero para as pessoas montarem o seu empreendimento e criar autonomia financeira”, ressalta o prefeito.

Bora Belém já atende 16 mil famílias

Atualmente, o Bora Belém atende mais de 16 mil famílias, sendo 14 mil mães, chefas de família. A previsão da Prefeitura é alcançar 22 mil famílias em condições de vulnerabilidade com o benefício.

É o caso da autônoma Diana de Jesus, de 33 anos, que recebe o benefício há cinco meses. “Me ajuda na alimentação, é um complemento na minha renda. Vim hoje pra reunião para tirar as dúvidas e ficar por dentro das novidades do programa”, comentou.

Segundo o presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão responsável pelo programa, Alfredo Costa, as plenárias irão continuar em outros bairros da cidade. “A próxima será no território do Aurá. Já estivemos no Tapanã, Guamá, Cremação e Jurunas “, explicou.

Texto: Victor Miranda, via Agência Belém 

Deixe uma resposta