Embaixada europeia condena discurso golpista de Bolsonaro em reunião com diplomatas

Reunião de Bolsonaro com embaixadores estrangeiros. Créditos: Clauber Cleber Caetano/PR

Uma das representações diplomáticas que participou da reunião com Bolsonaro (PL) na última segunda-feira (18), na qual o presidente mais uma vez atacou o sistema eleitoral brasileiro, enviou relatório ao seu governo apontando “declarações perigosas” do mandatário. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil, que teve acesso ao relatório.

A emissora não divulgou qual seria o país da embaixada, mas disse tratar-se de uma representação europeia. A embaixada teria transcrito, no relatório, trechos das falas de Bolsonaro e alertado que as declarações do presidente “indicam ações imprevisíveis”.

“Essas declarações são perigosas porque indicam ações imprevisíveis (…)  O presidente pretende gerar a sensação de que é vítima de um sistema corrupto e que sua luta é pela legalidade e transparência das eleições”, diz o relatório.

Em outro trecho, a embaixada relata que o presidente mentiu quando mencionou vídeos de eleitores tentando votar nele e não conseguindo nas eleições de 2018. A representação diplomática destacou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentiu essa informação.

Com informações de CNN e Revista Forum. 

Deixe uma resposta