Vírus Monkeypox visto de microscópio visto em microscópio eletrônico — Foto: CDC/REUTERS/BBC
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) comunica que foi informada sobre o caso sugestivo da Monkeypox (Varíola dos Macacos) em uma paciente atendida no Hospital Unimed Prime, mas o caso foi descartado por não se enquadrar nos critérios epidemiológicos para a doença.
A Sesma reforça que integra a sala de situação sobre a Monkeypox composta pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Belém e Ananindeua, a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e Instituto Evandro Chagas. A sala reúne os integrantes, diariamente, para discutir atualizações de dados, estratégias e ação conjunta entre os municípios e órgãos competentes.
Todos os casos sugestivos são avaliados conjuntamente com os órgãos responsáveis e especialistas. Atualmente, esses órgãos avaliam um caso de paciente residente de Belém, que foi notificado em Ananindeua, e que aguarda exames laboratoriais conclusivos. Outros casos sugestivos foram descartados, pois se tratam de outros agravos.
A Sesma destaca, por fim, que o processo de enquadramento como caso “Suspeito”, “Notificado” e “Confirmado” é complexo e se baseia em avaliação clínica, critérios epidemiológicos e diagnóstico laboratorial diferencial.
Também reforça, que a população de Belém será informada imediatamente assim que houver mudança no cenário epidemiológico da capital.
via Agência Belém