Prefeito visita sede do Cedenpa para acolher demandas da comunidade negra de Belém

Foto: Joyce Ferreira

Com o objetivo de acolher as demandas da comunidade negra de Belém, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou na manhã desta quarta-feira, 3, a sede do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), no bairro da Cremação.

A entidade, que conta mais de 40 anos de história no território paraense, tem contribuído com o processo de superação do racismo, preconceito e discriminação, que produzem a desigualdades sócio-raciais, de gênero e outras, prejudicando, sobretudo, a população negra e indígena, em todos os aspectos da sociedade brasileira.

Entre as demandas apresentadas ao prefeito Edmilson Rodrigues, estão o fortalecimento da Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant); mais segurança para o espaço do Quilombo da República, localizado na praça da República e administrado pelo Cedenpa; e a regularização de um terreno abandonado nos fundos da sede do Cedenpa. 

“A demanda principal é que a gente consiga deixar para Belém uma marca da população negra afro-diaspórica. Nós estamos muito felizes com a vinda do prefeito Edmilson ao Cedenpa, tomando para si as nossas reivindicações”, pontua a professora e uma das fundadoras do Cedenpa, Zélia Amador de Deus.  

O processo de início da precisão cartográfica do terreno, que fica nos fundos da sede do Cedenpa, deve iniciar em breve segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Lélio Costa, que acompanhou o prefeito durante a visita. 

“Estou muito feliz por reunir com as lideranças do Cedenpa e discutir pautas que são importantes para a instituição e para Belém. Quanto mais fortalecermos o Cedenpa, menos racismo e mais cidadania para todos e todas”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues. 
 Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém

Deixe uma resposta