Moraes assume TSE e torna-se peça chave na disputa eleitoral

crédito: Abdias Pinheiro/Secom/TSE

O ministro Alexandre de Moraes assume hoje (16) a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), instância máxima responsável por organizar, deliberar e realizar as eleições no país. A posse marca um novo período no tribunal, que se prepara para as eleições mais conturbadas desde a redemocratização.

No discurso de posse, é esperado que o ministro se pronuncie em defesa das urnas e contra ataques ao sistema eleitoral partidos da ala bolsonarista. Na semana passada, ele já deu sinais de seu posicionamento na presidência do TSE, ao declarar que “democratas não devem e não podem aceitar ataques covardes que pretendam corroer as bases da República”.

Tensão com as Forças Armadas

Desde o início do ano, o tribunal tem sido questionado pelas Forças Armadas, que integram a Comissão de Transparência Eleitoral e é uma das entidades que irão fiscalizar as eleições.

Na semana passada, por conta de uma publicação de informações falsas sobre as urnas feita pelo coronel Ricardo Sant’Anna, o ministro Edson Fachin, em um de seus últimos atos à frente da Corte, retirou o militar da comissão fiscalizadora das Forças Armadas, medida que desagradou o Exército.

O ato foi assinado em conjunto com Moraes, que se tornou um consultor de Fachin à frente de medidas contra fake news e ataques ao pleito, adotadas pelo tribunal.

Com informações de UOL, edição de Ju Abe.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading