A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), faz nesta terça-feira, 30, às 10h, a entrega das obras de reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gilvânia Márcia Barros da Silva, localizada na passagem Pratinha, no bairro do Bengui.
A EMEI Gilvânia Márcia Barros da Silva foi inaugurada em setembro de 2017. Mas, no mês de janeiro do ano seguinte os primeiros problemas começaram a surgir. O telhado danificado permitia o avanço da água da chuva para a sala de aula, impedindo o funcionamento do espaço.
Nova estrutura – Em janeiro de 2021, logo no início da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), iniciou uma força-tarefa para fazer o levantamento das escolas que precisavam de reforma.
A instituição de ensino Gilvânia Márcia Barros da Silva faz parte da 32 escolas municipais que estão em reforma. Em regime de horário integral, a escola atende 93 alunos do Maternal I ao Jardim II, no período das 7h30 às 17h30.
O prédio foi reformado com quatro salas de aula, banheiros adaptados, refeitório, copa e área de lazer. A escola também recebeu revisão elétrica e pintura geral e artística, na parte externa. Para contemplar as necessidades das crianças, o custo da reforma foi orçado em R$ 129.316,51.

A diretora da unidade escolar, Nazaré Gomes, não esconde alegria de receber a escola reformada, sobretudo, por estar presente durante o processo de manutenção. “Quando assumi a função de diretora da escola, a reforma ainda estava em projeto”.
Para ela, a escola reformada e estruturada é um ganho para a comunidade e todo bairro do Bengui. “Hoje temos uma escola bem estruturada, com salas climatizadas, área do parquinho, que antes não tinha, e o teto todo reconstruído. Tudo isso é um ganho muito grande para a comunidade”.
Ir ao prédio escolar e constatar a mudança na estrutura da EMEI Gilvânia Márcia Barros da Silva, onde a filha de 6 anos estuda, deixou o aposentado Manoel Almeida Farias entusiasmado. A alegria dele é pela certeza a filha Sophia, estudante do Jardim II, estará em um ambiente confortável.
“É o cantinho da minha filha. Foi a melhor creche que encontrei aqui no meu bairro. Ela é linda e bem localizada. A escola estava abandonada, ficava chovendo dentro e o prefeito veio e colocou a ‘mão na obra’ e realmente recuperou essa escola. Fez uma verdadeira joia dentro do bairro do Bengui. Eu adoro essa creche”, comentou empolgado, o pai da Sophia.