Com o objetivo de apresentar estudos de viabilidade técnica, operacional, ambiental, econômico-financeira e jurídica, referentes ao Projeto de Concessão dos Serviços Públicos Especializados de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Belém, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), realizou a audiência pública 001/2022 reunindo moradores de várias bairros da capital paraense, tanto no formato presencial, quanto virtual.
O evento teve a mesa composta pela secretária municipal de Saneamento (Sesan), Ivanise Gasparim; pelo diretor Geral da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Edilson Rodrigues, e diretor Geral da empresa Promulti, Artur Oliveira.
Na audiência, o diretor da Promulti informou que o estudo apresentado não se trata de um projeto definitivo. “Serão apresentadas aqui cerca de 1.700 páginas e deixaremos de lado os termos técnicos e explicar, de forma prática, o projeto para vocês. Agora, o importante é que vocês, que nos acompanham aqui e pelas redes sociais, saibam que nada aqui é definitivo, porque isso é um estudo. Essa apresentação não pode avançar sem a participação da população, porque sem vocês não temos como finalizar o estudo”.
Contribuição – Os moradores de Belém puderam participar da audiência tirando dúvidas e apresentando sugestões para o projeto. As perguntas foram respondidas logo após a apresentação dos estudos e as sugestões encaminhadas para a Sesan e ao representante da Promulti.
Mas, as manifestações da população em relação à proposta apresentada seguem e, para isso, órgão municipal de Saneamento comunicou que a audiência continua aberta pelo Youtube e quem desejar pode contribuir com sugestões até o dia 15 deste mês setembro.
“Essa audiência é fundamental para esse diálogo que estamos fazendo com a população, por constituir elementos do edital para a concessão do novo sistema de limpeza urbana da cidade. O site vai ficar aberto por mais 15 dias, para que as proposições da comunidade sejam aproveitadas na criação de um novo sistema de limpeza urbana em nossa cidade”, disse a secretária Ivanise Gasparim.
Para a dona de casa, Izoneide Leite, a audiência pública realizada é de extrema importância. “Tudo que foi falado aqui é muito importante pra gente entender como funciona a questão do lixo na cidade e, até mesmo, saber essa parte da reciclagem e como a gente pode contribuir para a cidade ficar mais limpa. Tudo o que eu ouvi aqui, vou pensar bem e depois mandar algumas sugestões lá no site”, garantiu ela, disposta a contribuir.
Serviço:
Os moradores de Belém podem contribuir também com sugestões acessando o endereço eletrônico Audiência Pública disponibilizado pela Sesan.