Inscrições para o 3º Congresso das Crianças são prorrogadas até 12 de setembro

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Coordenação do Tá Selado, mantém as inscrições abertas até esta segunda-feira, 12 de setembro, na plataforma do Tá Selado, para o 3º Congresso da Mairí das Crianças, carinhosamente denominado Tá Seladinho. O evento será em outubro e vai reunir crianças do município com até 12 anos, para indicação de propostas e os sonhos delas para a cidade.

As inscrições se encerrariam neste sábado, 10, mas foram prorrogadas até segunda-feira, 12 de setembro.

O Congresso tem como propósito mobilizar crianças dos 73 bairros de Belém, envolvendo a todas em geral e as que estão nas escolas municipais, estaduais, privadas, para que apresentem suas propostas, no sentido de contribuir com a gestão municipal.

A partir do Tá Seladinho, a Prefeitura de Belém dá oportunidade à participação direta das crianças, para que reflitam sobre os problemas da cidade, indiquem propostas de ações e acompanhem seus encaminhamentos junto ao Executivo do Município de Belém.

O 3º Congresso da Mairí das Crianças será composto por representantes eleitos de até 12 anos de idade em plenárias que vão ocorrer em escolas, nos territórios, movimentos sociais, religiosos e culturais, seguindo as temáticas tratadas.

Plenárias – Para apresentar as propostas, as crianças vão participar das plenárias nos bairros e distritos de maneira presencial, com o calendário previamente divulgado.

As plenárias locais e distritais terão como tema: “Infâncias, Olhares e Narrativas na Belém da Nossa Gente”, que deve agregar debates sobre: educação,transporte, habitação, saúde, lazer/cultura e meio ambiente.

Os encontros vão trabalhar a produção de materiais lúdicos, registros para compor a carta-manifesto da infância, que será entregue ao Prefeito Edmilson Rodrigues com as reivindicações das crianças que vivem na capital paraense.

O evento tem história – O Congresso das Crianças foi realizado nas duas primeiras gestões do prefeito Edmilson Rodrigues, que entende ser um compromisso da sua atual gestão dar voz ao público infantil.

A ação surgiu em 23 de novembro de 2001, como espaço lúdico, de alegria e acolhimento, destinado a ouvir as pautas e demandas das crianças da cidade de Belém.

Joyce Assunção – Agência Belém
Foto:

Deixe uma resposta