Mais de 850 agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Saneamento, da Prefeitura de Belém, trabalharam na ações de limpeza, varrição, lavagem e coleta seletiva nas vias e no entorno do trajeto que compõe a procissão do Círio de Nazaré, que reuniu neste ano de 2022, mais de 2,5 milhões de pessoas.
A previsão era de que 40 toneladas de resíduos sólidos fossem recolhidos durante as procissões, estimativa feira durante reunião na quinta-feira (6), durante reunião de apresentação do Projeto Eco Círio, para incentivar o descarte adequado dos resíduos sólidos, mas o número final só será divulgado nesta terça-feira (11).
A operação de limpeza contou com o suporte de 48 equipamentos e maquinários, entre carros compactadores, caçambas, caminhões, retroescavadeiras e até hidrojatos para lavar as vias públicas. Além disso, 180 recicladores de sete cooperativas trabalharam em parceria com a Prefeitura de Belém para selecionar os materiais que poderão ser reciclados. Os principais resíduos coletados foram embalagens plásticas de água, latinhas de refrigerante, papéis picados, balões e ventarolas.