O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reuniu na manhã desta segunda-feira, 17, na sede da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) com representantes do projeto InovaJuntos para tratar da inclusão da capital paraense no projeto que escolheu 20 cidades brasileiras em uma seleção que envolveu 64 municípios.
Belém participa do InovaJuntos no eixo temático “Cidades Verdes e Mudanças Climáticas”, e receberá por três anos capacitação e apoio técnico a partir das vocações, potencialidade e fragilidades identificadas no município.
“Estamos aqui para realizar a entrega do Diagnóstico Vocacional Participativo, que consiste em ouvir quatro segmentos da sociedade entre eles o público, que é o caso da prefeitura. A ideia é saber qual é a dinâmica de viver em Belém e como a gente pode, enquanto projeto, cooperar por meio de nossas redes de apoio”, explicou a assessora internacional do InovaJuntos, Rhaellyse Gonçalves, sobre o objetivo da visita da equipe do projeto a Belém.
Segundo Edmilson Rodrigues, o InovaJuntos representa o esforço de inovação que envolve cidades brasileiras e europeias. “Belém entra nesse roteiro internacional de governar obedecendo objetivos que são nossos e dialogam com o que vem sendo feito no Brasil e no mundo”, disse o prefeito.
Edmilson Rodrigues ainda pontua que Belém é a única capital brasileira incluída no projeto InovaJuntos. “Nós ficamos muito felizes de termos aqui técnicos de altíssimo nível para nos ajudar a realizar um grande diagnóstico das problemáticas de nossa cidade para desenvolvermos os programas integrados de soluções”, declara Rodrigues.
O InovaJuntos é um projeto promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), de Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia (UE).
Ele tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento urbano integrado para inovação público-privada entre municípios de Portugal e do Brasil, além de outros países da América Latina.
Participaram ainda do encontro os secretários municipais das pastas envolvidas na temática levantada pelo InovaJuntos para Belém, como é o caso dos titulares das Secretarias de Saneamento (Sesan), de Gestão do Planejamento (Segep), de Urbanismo (Seurb), de Educação (Semec), de Economia (Secon), de Meio Ambiente (Semma), e de Finanças (Sefin).
Os representantes do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e o Banco do Povo também participaram do encontro, assim como o titular da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa).
Fonte e foto: Agência Belém