Fotos: Kamila Canhedo
O distrito de Icoaraci recebeu pela segunda vez a plenária do Bora Belém. O encontro foi realizado na noite desta quarta-feira, 19, no Ginásio de Esporte da Escola Liceu de Artes e Ofício Raimundo Cardoso com a finalidade de reunir beneficiários do programa de renda cidadã para alinhar informações.
O Bora Belém é desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e já beneficia mais de 16 mil famílias com um valor mensal de até R$ 500. Em Icoaraci, mais de dois mil beneficiários recebem a renda. Uma parte das famílias do distrito, que recebe o benefício, compareceu à plenária para tirar dúvidas sobre o programa.
Ajuda no combate à vulnerabilidade social
Moradora do bairro do Cruzeiro, em Icoaraci, Elvira Nascimento, de 52 anos, recebe o Bora Belém há oito meses. Desempregada, a beneficiária comemora o complemento financeiro. “Eu fiquei viúva, tenho dos filhos e a renda do Bora Belém veio em ótima hora. Um dinheiro que me ajuda na compra de alimentos e outras coisas básicas na minha casa”.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou como o programa combate a fome na capital paraense. “São mais de de 16 mil famílias recebendo o benefício, a maioria dirigida por mulheres. Ao todo, o programa atende mais de 90 mil pessoas. Hoje, além do Bora Belém combater a fome, ele garante a creche das crianças e formação profissional às mães e pais”.
Orientações – encontro teve a finalidade de alinhar as informações sobre o programa, explicar sobre as possíveis alterações que ocorrerão e abordar os programas auxiliares, como o Donas de Si, que visa promover a autonomia financeira, por meio de cursos de formação profissional.
A dona de casa Regina Brito, 60 anos, ficou atenta a todas as explicações sobre o programa que a ajuda na renda que mantém filhos e netos da moradora do bairro da Agulha. “Fico feliz que o benefício vai continuar, prestei atenção em todas as informações. Esse dinheiro me ajuda muito a comprar alimentos na minha casa”, contou.
Segundo o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, as plenárias irão continuar em outros bairros de Belém. “As plenárias com os beneficiários do Bora Belém vão continuar. A próxima será no dia 26 de outubro, na Usina da Paz do bairro do Bengui”.