Beneficiários do Bora Belém no Bengui e Tapanã recebem instruções sobre o auxílio

Foto: Mácio Ferreira

Os moradores dos bairros do Bengui e Tapanã que recebem o Bora Belém se reuniram na noite desta quarta-feira, 26, na Usina da Paz do Bengui, para participarem da Plenária do programa de renda cidadã da Prefeitura de Belém.

O objetivo da plenária é orientar sobre os outros projetos atrelados ao programa, como o Donas de Si e o crédito solidário disponível pelo Banco do Povo para as beneficiárias que realizam os cursos de capacitação.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da plenária e destacou o objetivo do encontro. “O Tapanã é um bairro gigante e com tantas famílias, assim como o Bengui. Eles necessitam da presença da Prefeitura. Reunir as famílias do Bora Belém desses bairros é para dar informações sobre o programa e incentivar essas famílias a participarem do Donas de Si, dando autonomia financeira e capacitação, e informar que temos o crédito solidário do Banco do Povo, para abrir um pequeno empreendimento”, comentou o gestor municipal.

Milhares de famílias – Atualmente, mais de 16 mil famílias recebem o Bora Belém; só no bairro do Tapanã e Benguí são mais de 2,5 mil lares beneficiados.

É o caso da autônoma Tamiko Seki, de 37 anos, moradora do Tapanã. Beneficiada há quase um ano com a renda cidadã, Tamiko perdeu o comércio da família no ano de 2020, durante a pandemia, e o Bora Belém vem ajudando no sustento dos quatro filhos.

“Eu era comerciante e, devido à pandemia, perdi meu comércio”, explicou Tamiko. “Sou mãe solo de quatro filhos e o Bora Belém foi a única renda que me sobrou. Antes de começar a receber esse benefício, eu vivia de doação de amigos e cestas básicas. Agora, consigo até fazer chope para ajudar a renda”.

Renda – O valor da renda cidadã é de R$ 500 e auxilia famílias que estão na pobreza e extrema vulnerabilidade socioeconômica.

Desempregada há meses, a moradora do conjunto Sideral Sandra Leão, de 45 anos, comentou que o auxílio ajuda nas compras de comida e material escolar.  “Graças a Deus, o Bora Belém veio na hora certa. Estou desempregada e ele me ajuda a levar comida para casa, e ajudar no material dos meu filhos”, diz Sandra.

O presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Alfredo Costa, ressaltou que a intenção da Prefeitura de Belém é aumentar cada vez mais o número de beneficiários. “Temos quase 17 mil famílias sendo beneficiadas com o Bora Belém. O nosso desejo é aumentar mais esse número”, concluiu.

Texto: Victor Miranda, via Agência Belém.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading