Debate na Globo: Lula expõe que Bolsonaro defendeu distribuição de pílulas do aborto; relembre

(Divulgação)

No último debate das eleições 2022, transmitido nesta sexta-feira (28) pela TV Globo, Lula (PT) expôs que Jair Bolsonaro (PL), defendeu a distribuição de pílulas abortivas quando era deputado federal, em 1992.  Desde que se colocou como candidato à presidência, Bolsonaro utiliza o discurso anti-aborto em seu próprio proveito para agradar a ala conservadora e evangélica, grande parcela de seu eleitorado.

“Falou isso ou não falou?”, questionou Lula ao citar um trecho do discurso do atual presidente quando ele ainda era deputado.  Visivelmente desequilibrado, Bolsonaro respondeu, aos berros, que “isso foi há 30 anos atrás”, e, que, na verdade, teria defendido a “pílula do dia seguinte”, passando então a chamar Lula de “abortista”, ao que o primeiro colocado nas pesquisas respondeu: “Sou contra o aborto e minha mulher é contra o aborto. Eu respeito a vida porque tenho 5 filhos, 8 netos e uma bisneta. Se quer jogar a culpa do aborto em alguém, jogue em você mesmo porque em mim não cola”.

Pílula abortiva para conter a “proliferação de miseráveis”

Ao citar o tema no debate, Lula se referiu a um dos discursos de Bolsonaro em 1992, quando o candidato da extrema direita era deputado. Na época, ele defendeu políticas de controle de natalidade para conter a “proliferação” dos mais pobres, com o já recorrente vocabulário que denuncia seu ódio aos menos favorecidos e marginalizados. 

“Devemos (…) adotar urgentemente uma rígida política de controle da natalidade. Não podemos mais fazer discursos (…) cobrando recursos e meios do Governo para ATENDER a ESSES MISERÁVEIS QUE PROLIFERAM cada vez mais”, disse o então deputado.

Naquela época, o tema do controle de natalidade era pauta recorrente nos discursos de Bolsonaro. Ele chegou, inclusive, a defender a distribuição de pílulas abortivas.

“É preciso, portanto, que todos tenhamos os pés no chão e passemos a tratar desse tema (controle da natalidade) sem demagogia, sem interesse partidário ou eleitoreiro, porque de nada adiantam nossas convicções religiosas, políticas ou filosóficas, quando se está em jogo, sem dúvida, uma questão bem mais grave e que, de fato, interessa à segurança nacional”, disse Bolsonaro.

“Sr. Presidente, solicito a V. Ex. que mande transcrever matéria publicada no Jornal Folha de S. Paulo, sobre o início do uso da PÍLULA DE ABORTO na China”, disse ele, afirmando ainda, em outra declaração, “que quem não tem recursos continua parindo, fazendo cada vez mais filhos, de forma inconsequente, o que gera violência”, continuou.

Com informações de Revista Forum. Edição de Ju Abe. 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading