90 países reconhecem vitória de Lula nas eleições

Governos de pelo menos 88 países já confirmaram nas redes sociais ou em telegramas oficiais a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições brasileiras no fim de semana. O número, segundo o UOL apurou, irá aumentar ainda mais ao longo desta terça-feira, com dezenas de autoridades buscando formas de falar com o vencedor do pleito. A informação foi divulgada pelo jornalista Jamil Chade, Colunista do UOL.

Segundo Chade, a avalanche de reconhecimentos foi recebida no Itamaraty como um sinal claro de que, para a comunidade internacional, não existem questionamentos sobre a eleição e que, a partir de agora, o interlocutor é Lula, e não Bolsonaro.

“O reconhecimento amplo não ocorreu por acaso. Depois de semanas de uma coordenação detalhada, democracias Ocidentais se apressaram para parabenizar Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória, com telegramas e mensagens nas redes sociais ainda na noite de domingo. A meta era de criar um cordão sanitário que impedisse Jair Bolsonaro de repetir a estratégia de Donald Trump e questionar a lisura da eleição. Outro temor era de que o cenário de caos da Bolívia fosse repetido”, disse o jornalista em sua coluna.

Foto: Alice Vergueiro/Estadão

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading