Prefeitura de Belém age prontamente junto com a Segup para desobstruir a Almirante Barroso

“A interdição de vias por apoiadores golpistas de Bolsonaro é um ato ilegal e deve ser combatido. Não se pode aceitar que radicais antidemoráticos interfiram no direito de ir e vir das pessoas, provocando todo tipo de transtorno, como nas áreas da saúde e do desabastecimento. Por isso a Prefeitura participa da operação, em Belém, da desobstrução da avenida Almirante Barroso”.

A declaração do prefeito Edmilson Rodrigues foi taxativa: a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), integrou a operação de desbloqueio da avenida Almirante Barroso, no perímetro entre as avenidas Tavares Bastos e Júlio César, no fim da tarde desta quarta-feira, feriados dos finados.

A pista foi parcialmente ocupada na tarde desta quarta-feira, 2, por eleitores do atual presidente da República Jair Bolsonaro que protestam contra o resultado das Eleições legais de 2022. O objetivo da operação é garantir o direito de ir e vir da população, previsto na Constituição Federal no artigo 5º, XV.

A ação de desobstrução começou por volta de 17h e prossegue até agora, com o monitoramento e a retirada de quem tenta ocupar a via. A operação é liderada pela Polícia Militar do Pará (PM-PA), com o apoio dos demais órgãos que integram o sistema de segurança pública na capital paraense, como é a GMB e a Semob.

A Guarda Municipal participa da ação com um efetivo de 10 guardas e três viaturas: a missão é resguadar a integridade dos agentes da Semob, auxiliar no trânsito e ajudar a PM na dispersão dos manifestantes.

Gabinete de crise

No gabinete de crise montado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do Governo do Estado, a GMB está representada pelo Comandante Joel Monteiro, Inspetor de Planejamento Antônio Carlos e pelo Superior de Dia, Carlos Lima.

Já a Semob auxilia desde o início do bloqueio: orienta condutores que passam pelas proximidades do ato e desvia o trânsito na região com agentes de trânsito, viaturas e motos.

No gabinete montado no CICC, a Semob está representada pelo supervisor de Operação e Fiscalização, Elias Jardim.

Os agentes de Segurança estão sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A operação é monitorada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Início das manifestações em Belém

Os atos antidemocráticos dos eleitores do presidente Jair Bolsonaro iniciaram na tarde de segunda-feira, 31, seguindo até a manhã da terça-feira, 1, quando a Polícia Militar, de maneira pacífica, conseguiu desobstruir a via com auxílio da Semob e da Guarda Municipal.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em dois dias multou e retirou 115 veículos que obstruíram ou estacionaram irregularmente na avenida Almirante Barroso entre as avenidas Tavares Bastos e Júlio Cesar: 42 autos lavrados na terça-feira e 73 nesta quarta-feira.

O monitoramento da Almirante Barroso, com a retirada dos que insistirem em invadir, prossegue até que não exista mais riscos de obstrução.

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém. 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading