Prefeito Edmilson Rodrigues debate com secretários melhorias no programa Belém Inteligente

Mácio Ferreira/ Agência Belém

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reuniu com secretários municipais, na tarde desta quarta-feira, 10, para tratar do programa Belém Inteligente. O encontro fez um balanço do programa e iniciou as tratativas para colocar em prática diversos projetos que firmem Belém como Cidade Inteligente.

Os gestores municipais debateram, cada um na sua pasta, projetos em cada área, desde iluminação solar em escolas até ponto de wi-fi em praças da cidade.

“Fizemos uma análise e um balanço do desafio de várias áreas no programa Belém Inteligente”, informou o prefeito Edmilson Rodrigues. “Pensando na Belém do futuro que está sendo construída desde agora. A inteligência da inovação social e tecnológica para nós não é só aparato tecnológico, mas envolve o combate à fome, o direito à moradia e à educação”.

Participaram da reuniões os titulares da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep), Finanças (Sefin), Companhia de Tecnologia (Cinbesa), Meio Ambiente (Semma), Educação (Semec), Economia (Secon), Escola Bosque (Funbosque) e Urbanismo (Seurb).

Inteligente

O propósito do programa Belém Inteligente é sistematizar o conjunto de ações que apresentam Belém como cidade de inovação.

A Prefeitura já desenvolve projetos em várias áreas visando ao crescimento na área tecnológica, como na saúde: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Portal da Amazônia desenvolve o atendimento de telemedicina à população com especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

O Terra da Gente, programa de regularização de moradias de Belém, utiliza tecnologia avançada para levantamento por imagens das áreas mapeadas no município, identificando imóveis irregulares.

A Prefeitura de Belém criou uma plataforma que oferece a carta de serviços dos órgãos municipais à população de Belém. O objetivo é reduzir o deslocamento dos cidadãos aos órgãos públicos, oferecendo mais agilidade e padrão de qualidade no atendimento.

Inova 

O InovaJuntos é um projeto que fortalece o desenvolvimento urbano integrado, para inovação público-privada, entre municípios de Portugal e do Brasil, além de outros países da América Latina.

Belém participa do InovaJuntos no eixo temático “Cidades  Verdes e Mudanças Climáticas”. É um projeto promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), de Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia (UE).

Texto: Victor Miranda, via Agência Belém.

Uma resposta para “Prefeito Edmilson Rodrigues debate com secretários melhorias no programa Belém Inteligente”

  1. Muito bem!
    A PMB poderia estudar a possibilidade de implementar mais algumas medidas de uso de novas tecnologias que possam melhorar a qualidade de vida em geral, tais como:
    – adaptação de todos prédios municipais para captação de água da chuva; instalação de biodigestores para transformação dos resíduos orgânicos em biogás e adubo;
    – elaboração de um programa de orientação técnica e incentivo fiscal, para instalação de biodigestores em centros de compras; centros de distribuição; condomínios residenciais, comerciais e industriais; para instalação de biodigestores, para geração de biogás e adubo; para adaptação das edificações para aproveitamento de água da chuva, e instalação de alternativas para geração de energia limpa, como a solar e outras (https://meioinfo.eco.br/mini-hidreletrica-dentro-tubulacoes-agua/);
    – adoção de alternativas viáveis para a geração de energia limpa, como a solar e outras (https://meioinfo.eco.br/mini-hidreletrica-dentro-tubulacoes-agua/);
    – adoção de alternativas viáveis e inovadoraa para a iluminação pública (https://solarprime.com.br/invencao-energia-solar-para-a-iluminacao-publica/);
    – implantação de sistemas alternativos de saneamento básico nas ilhas e áreas alagáveis (https://blogs.iadb.org/brasil/pt-br/como-sao-fornecidos-os-servicos-basicos-de-agua-e-esgotamento-sanitario-na-amazonia-rural/; https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/download/29573/19110&ved=2ahUKEwiXn4OhwKf7AhVRI7kGHcxpBpgQFnoECDEQAQ&usg=AOvVaw2AtgSvlV0d4–fHyCPb422);
    – revisão e aumento do nível de informatização em toda a estrutura administrativa da PMB, visando melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população, segurança no arquivo de informações, e redução de custos.

Deixe uma resposta