Unidades reformadas e novos serviços marcam ações na saúde da Prefeitura de Belém

UBS Fluvial foi inaugurada em janeiro de 2022, e atende moradores de 12 ilhas de Belém, com serviços de saúde e social

Como parte do Programa de Reestruturação Física das Unidades que compõem a rede municipal de saúde, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Saúde (Sesma), abriu novos serviços e entregou 25 unidades de saúde completamente revitalizadas.

“É importante a gente ter em Belém uma política de saúde, que ofereça serviço de saúde, assistência e que possa integrar políticas que melhorem a saúde e o bem-estar da população. Por isso, mesmo enfrentando muitos desafios não deixamos de investir na saúde em nossa cidade”, enfatiza o prefeito Edmilson Rodrigues.

Entre os destaques do programa de restruturação está a entrega dos novos equipamentos e serviços que fazem parte do projeto Rede Belém de Saúde nas Comunidades e que foram entregues este ano à população da capital paraense.

Um deles é a Casa Rua Nazareno Tourinho, localizada na rua João Diogo, nº 221. O espaço é inédito na cidade e especializado no atendimento e acolhimento em saúde da população mais necessitada, em situação de rua, insegurança alimentar e refúgio.

Acolhimento, condições básicas de alimentação, banho e curativos estão disponíveis no local, assim como linhas de cuidado em saúde mental, tuberculose, hanseníase, HIV/ Aids e vacinação, além da reabilitação psicossocial, a partir de oficinas laborais e artísticas.

Antônio Martins, que há dois anos e meio vive em situação de rua, disse que serviços como os oferecidos na Casa Rua são importantes para viabilizar um movimento conjunto de conscientização para a importância de políticas públicas, visando melhorar as condições de vida de quem vive na rua. “Nós não somos invisíveis, somos seres humanos, que queremos um teto, um emprego e uma possibilidade de sair da rua”.

UBS Fluvial – A cidade também passou a contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial, que leva assistência médica e multiprofissional à população ribeirinha.

A UBS Fluvial Camilo Vianna vai percorrer a região das ilhas de Belém, oferecendo, entre outros atendimentos, o rastreamento de doenças prevalentes como tuberculose, hanseníase e HIV, educação em saúde e abordagens comunitárias.

CTA – A população de Belém também recebeu o novo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), voltado à linha de cuidado integral para pessoas vivendo com HIV/Aids, hepatites virais e outras doenças infecciosas.

As novas instalações ampliaram os serviços para atendimento em tuberculose e hanseníase, além da educação em saúde. No local, também há uma sala de vacinas voltada para os usuários do centro. O novo CTA, funciona de segunda-feira até sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na travessa Rui Barbosa, nº 1.059, bairro do Reduto.

A saúde mental também recebeu atenção especial, com a inauguração, da Casa Mental do Adulto (Centro de Atenção Psicossocial tipo III), que oferta acolhimento integral e de 24 horas para o sofrimento psíquico. O espaço está localizado na travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1.954, em Nazaré.

“Trata-se da restauração de serviços históricos em Belém, com novas instalações e que marcam também a mudança de perspectivas no cuidado à saúde no município”, destaca o diretor de Ações em Saúde da Sesma, Vitor Nina.

Reestruturação UBS – Ainda no campo da reestruturação da rede municipal de Saúde, a Prefeitura de Belém entregou mais de 20 unidades de saúde completamente revitalizadas. Destaque para as localizadas na ilha no Combu, Cotijuba, Mosqueiro e Belém. As unidades foram totalmente revitalizadas.

“A maioria das pessoas atendidas nestas unidades tem acesso a vários serviços de saúde, como vacinação, teste do pezinho, pré-natal, preventivo, linha de cuidados para doenças crônicas não transmissíveis, cuidados para saúde do homem, da criança, do adolescente, da mulher, do idoso e visitas domiciliares”, detalha o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Maurício Bezerra.

Veja a relação dos serviços revitalizados e entregue a população:
Casa Mental do Adulto Marisa Santos, bairro Umarizal;
Casa Rua Nazareno Tourinho, Campina;
Centro de Atenção Psicossocial tipo III, Nazaré;
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cidade Velha;
Centro de Especialidades Médico Odontológicas (Cemo);
UBS Aeroporto, Mosqueiro;
UBS da Ilha do Combu;
UBS de Cotijuba;
UBS do Carananduba, Mosqueiro;
UBS Fluvial Dr. Camilo Vianna;
UBS Furo das Marinhas, Mosqueiro;
UBS Maracajá, Mosqueiro;
UBS Sucurijuquara, Mosqueiro;
UBS Portal da Amazônia;
UBS Parque Amazônia 1;
UBS Eduardo angelim;
UBS Paracuri 1;
UBS Terra Firme;
UBS Pirajá;
UBS Paracuri 1; e
UBS Baía do Sol.

Deixe uma resposta