Prefeito Edmilson Rodrigues informa que edital do transporte público sai nesta sexta, 18

Foto: Agência Belém

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou pelas redes sociais do Governo Municipal que será publicado nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU) e no Diário Oficial do Município (DOM) o edital de licitação para a concessão do transporte público de passageiros por ônibus do município.

O edital foi elaborado pela Coordenadoria Geral de Licitações (CGL) da Prefeitura de Belém e prevê a execução dos serviços por seis anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade, e de participação de consórcio de empresas. O critério de escolha será o da menor tarifa.

Com a abertura do processo licitatório, as empresas ou consórcios interessados deverão apresentar propostas de execução do serviço à Prefeitura. Além da proposta, a situação jurídica de cada empresa será analisada para verificar se estão aptas a participar da licitação.

Informações aos usuários

O edital prevê, ainda, sistema de informações aos usuários, que poderão acompanhar o itinerário do veículo e, com isso, o tempo de chegada nas paradas de ônibus.

Além disso, ao fim dos primeiros dois anos, 20% da frota já deverão possuir ar-condicionado.

A frota de veículos contará também com monitoramento por meio de câmeras de segurança em seu interior. Os veículos terão sistema de rastreamento e serão monitorados em tempo real pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Cronograma ajustado entre Prefeitura e TCM 

A abertura da licitação, inicialmente prevista para o dia 12 de setembro, foi suspensa pela Prefeitura de Belém, no dia 6 de setembro de 2022, para ajustes e esclarecimentos às questões técnicas levantadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) e Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransbel), procedimento normal nos processos licitatórios complexos.

O processo prossegue, conforme o cronograma ajustado entre a Prefeitura e o TCM.

Texto: Prefeitura Municipal de Belém, via Agência Belém.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading