Lula fez retirada de leucoplasia na laringe; entenda

O presidente eleito Lula (PT) fez uma breve internação neste domingo (20) em São Paulo, no hospital Sírio Libanês, para realização de exames e procedimento de retirada de leucoplasia na laringe.

Ele já obteve alta hoje, às 7h45, tendo dado entrada ontem “para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia”, diz nota distribuída pela assessoria do presidente eleito. Neoplasia é o nome científico de tumores que podem desencadear o câncer.  

O hospital Sírio Libanês divulgou nota onde afirma que  “foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”.

“O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, afirma ainda o texto.

A leucoplasia é uma lesão que se apresenta em formato de placas ou manchas brancas na língua, bochecha, gengivas e na laringe – caso de Lula. Por ser lesão assintomática, as leocoplasias orais são normalmente observadas durante o exame de rotina da cavidade oral. Apesar de ser uma doença potencialmente maligna, a leucoplasia  evolui para câncer em menos de 10% dos casos.

Com informações de Revista Forum. Edição de Ju Abe.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading