Lula anuncia nome de cinco ministros; veja quem são

O presidente Lula durante coletiva na sede do governo de transição, no CCBB, em Brasília.

O presidente eleito Lula anunciou na manhã desta sexta-feira (09) os primeiros nomes que irão compor o seu governo. O anúncio foi feito antes do início do jogo da seleção brasileira contra a Croácia, abrangendo cinco ministérios.

Lula anunciou os nomes que comandarão as pastas da Fazenda, com Fernando Haddad, Casa Civil, com Rui Costa, Defesa, com José Múcio, Justiça com Flávio Dino e Mauro Vieira nas Relações Exteriores. A coletiva começou com um pronunciamento do coordenador do governo de transição Geraldo Alckmin, e contou com a presença de quatro dos novos ministros, com exceção de Mauro Vieira, que está em viagem para a Croácia. Além destes, esteve presente no pronunciamento a presidente do PT, Gleisi Hoffman.

O presidente eleito começou o pronunciamento dizendo que provavelmente o o ato provocaria a reivindicação de maior participação de pessoas negras e mulheres, entretanto, ele advertiu que, apesar desta primeira leva ser composta apenas de homens, as próximas deverão trazer várias mulheres e pessoas negras.

Bem humorado, Lula respondeu à repórter Ana Flor, da Globo News, sobre qual o motivo que o fez decidir anunciar os cinco nomes agora, antes do jogo do Brasil: “vai ter mais gente pra falar com vocês (os repórteres)”. Além disso, o mandatário disse que na segunda-feira deve anunciar mais dez nomes de novos comandantes das pastas.

Ju Abe

Deixe uma resposta