Nenhuma empresa apresenta proposta na licitação de transporte; Prefeitura republicará edital

Nenhuma empresa apresentou proposta para assumir o serviço de transporte público de Belém. Na manhã desta segunda-feira (26), a Coordenadoria Geral de Licitação (CGL) deu prosseguimento ao edital, conforme estava estipulado.

A CGL da Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) já anunciaram que o edital será republicado ainda esta semana e a abertura das propostas fixada para o dia 7 de fevereiro de 2023.

A licitação abrange a locomoção de passageiros por ônibus, a operação e a manutenção da infraestrutura do sistema público de transporte municipal.

Melhorias

A Prefeitura de Belém, através da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) publicou no dia 21 de novembro o projeto do edital de licitação da concorrência para a novo sistema de transporte urbano na cidade. O edital previa melhorias na prestação deste serviço e a modernização do sistema em diversos aspectos:

• modernização tecnológica, com implantação de sistemas de Centro de Controle Operacional (CCO) e tecnologias de gerenciamento financeiro;

•  implantação de Bilhete Único e integração temporal;

•  adoção de mecanismos contratuais claros de reajuste e revisão tarifária;

• desvinculação entre os conceitos de tarifa de remuneração (paga aos concessionários) e o conceito de tarifa pública (cobrada da população) conforme estabelecido na nova Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12587/2012);

•  estabelecimento de um critério de tarifação que permite integração futura com serviços metropolitanos, e de transporte fluvial.

•  inclusão de obrigatoriedade de parte da frota com ar condicionado, já desde o início do contrato, além de um critério de ampliação gradual.

Uma resposta para “Nenhuma empresa apresenta proposta na licitação de transporte; Prefeitura republicará edital”

  1. Isso é boicote,temos que garantir direito a trasporte de qualidade e acabar com esse monopolio e cartel das empresas.

Deixe uma resposta