As obras do Conjunto Habitacional Viver Mosqueiro avançam para beneficiar famílias de baixa renda. O residencial recomeçou a ser construído em março deste ano de 2022 pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), no bairro do Carananduba, localizado na PA 391, na Ilha de Mosqueiro. Mais de 400 residências já estão em fase de conclusão.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, juntamente com o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, e da agente distrital, Vanessa Egla, visitaram nesta terça-feira, 27, o andamento das obras do Viver Mosqueiro, acompanhando de perto o empreendimento.
Abandono
Em 2013, o governo federal destinou R$ 62 milhões para a construção do Viver Mosqueiro. Porém, ao assumir a gestão municipal, em janeiro de 2021, o prefeito Edmilson Rodrigues encontrou a obra parada e atuou junto à Caixa Econômica Federal para conseguir a liberação da verba para retomar as obras do residencial.
No total, o Viver Mosqueiro é composto por mil unidades habitacionais: 441 casas já estão em fase de acabamento final, o que representa 50% da obra concluída. As unidades habitacionais são compostas por dois quartos, um banheiro, sala, cozinha e área externa. O empreendimento é dotado de infraestrutura urbana e saneamento.
Habitação com dignidade
O Viver Mosqueiro integra a política pública municipal de habitação, que é uma das prioridades da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, com o objetivo de promover moradia com dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Por decisão da gestão municipal, a mão de obra local foi contratada para implantar o residencial, uma forma de gerar emprego e renda temporária aos moradores da ilha de Mosqueiro.
“O Viver Mosqueiro é um empreendimento, ainda do Programa Minha Casa, Minha Vida, que ficou abandonado; foi ocupado, e no nosso governo a obra foi reiniciada e temos já 441 casas praticamente concluídas num padrão de qualidade muito bom”, explica o prefeito Edmsilson Rodrigues.
O prefeito ressalta que, em breve, o residencial (com toda uma infraestrutura urbana, iluminação e moradia digna) será concluído e inaugurado, beneficiando as famílais locais. “É dignidade que o governo da nossa gente disponibiliza pra nossa gente”, enfatiza Edmilson Rodrigues.
O aposentado e morador da Ilha de Mosqueiro Edmilson Santos Gonçalves, 73 anos, vê o avanço das obras como um compromisso do prefeito Edmilson Rodrigues. “Quando ele promete, cumpre”, afirma o aposentado.
Prioridade para famílias de Mosqueiro
O secretário municipal de Habitação explica que o órgão realiza uma avaliação minuciosa dos pré-selecionados, que já foram sorteados e vai fazer uma consulta ao Ministério do Desenvolvimento Regional para realização de um novo sorteio.
“A intenção é que 80% dos beneficiários desse novo sorteio sejam para contemplar, em especial, moradores de Mosqueiro. Esse é mais um esforço da Prefeitura de Belém, no intuito de retomar as obras paradas e entregar habitação para a nossa gente”, esclarece o tiutular da Sehab, Rodrigo Moraes.
Joyce Assunção – Via Agência Belém