Vídeo: em primeira reunião ministerial, Lula pede um governo limpo e honesto

Reprodução

Na primeira reunião com os 37 ministros de seu governo, realizada nesta sexta-feira (6), o presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou que quer um governo limpo e que a pessoa que tiver conduta errada será “convidada a deixar o governo”.

“Eu só queria que vocês levassem em conta. Primeiro: eu não tenho vergonha de dizer que nós vamos montar um governo com gente da política muito competente. Vamos montar um governo com gente técnica muito competente. Eu não quero criminalizar a política. Todo mundo sabe da nossa responsabilidade, todo mundo sabe que nossa obrigação é fazer as coisas corretas, da melhor forma possível. Quem fizer errado, sabe que tem só um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo. E se cometer algo grave a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria Justiça”, disse Lula.

Em seguida, o presidente lembrou que “já carregou na pele muitas coisas ruins”, em referência velada ao processo de perseguição judicial que sofreu pela Lava Jato, e falou de seu “compromisso” com os brasileiros.

“Eu só tenho um compromisso com esse país: ser honesto com o povo brasileiro e ser honesto e leal com vocês”, disse Lula, que lembrou as indicações para as pastas.

“Muitos de vocês são resultados de acordos políticos. Porque não adianta ter o governo tecnicamente melhor formado em Harvard e não ter um voto na Câmara dos Deputados e não ter um voto no Senado. É preciso que a gente saiba que é o Congresso que nos ajuda. Nós não mandamos no Congresso. Nós dependemos do Congresso e, por isso, cada ministro, tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado, cada senador ou senadora que buscar”, disse Lula, determinado aos ministros que mantenham uma boa relação com o Congresso.

Com informações de Revista Forum.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading