Marcos Barbosa/ Comus/ PMB
A sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) em breve passará a funcionar num prédio público tombado pelo Patrimônio Histórico no centro de Belém. O primeiro passo para a mudança foi dado nesta quinta-feira, 16, com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de reforma do imóvel.
O prédio está localizado na rua Padre Champagnat esquina com a rua Dr. Assis, no bairro da Cidade Velha, e já sediou a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e a Fundação Papa João XXIII. Mas estava abandonado há mais de dez anos.
“Estamos vendo o início de uma importantíssima obra, aqui no prédio ao lado da Igreja da Sé, que depois de ter servido à Fumbel e à Funpapa, cumprindo as funções da Prefeitura de política cultural e de política aos que mais necessitam, sofreu incêndio em 2013 e foi abandonado pela gestão anterior. Agora, com muita honra, conseguimos recursos, a obra será iniciada e em breve entregaremos de volta à cidade o prédio onde funcionará o escritório do Programa de Saneamento da Estrada”, anunciou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Recuperação
Com investimento de R$ 2 milhões, a obra prevê a recuperação das linhas e cores originais do prédio para manter as características do entorno histórico em que se encontra.
A área construída do prédio é de 620 metros quadrados, com dois pavimentos. Serão reformadas as paredes, pisos e a cobertura, e revitalizadas as fachadas da rua Padre Champagnat e da rua Dr. Assis.
No projeto há ainda a previsão de reforma completa de instalações elétricas, hidrossanitárias e instalação de proteção contra raios e incêndios. As licenças para o início da obra já foram liberadas, tanto a Licença Ambiental, emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quanto a licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sob o nº. 01492.000268/2022-33.
“Hoje a gente faz história novamente no município de Belém com uma visão integrada tomando uma decisão que resolve vários problemas”, considerou o titular do Promaben, Rodrigo Rodrigues. “O Promaben lá na Estrada Nova, em local sem estrutura adequada para trabalho;e a Cidade Velha com um prédio abandonado por gestões passadas, necessitando de atenção: nos vemos na obrigação de analisar as possibilidades de investimentos onde nós gastaríamos, com aluguel, um valor até maior do que o valor necessário para a reforma do prédio”.