Gustavo e Key Alves — Foto: Globo
O “casal 22” como ficou conhecido o casal formado pelo fazendeiro Gustavo e pela atleta do vôlei Key Alves no Big Brother Brasil 23, devido um suposto apoio dos participantes ao ex-presidente Bolsonaro, foi protagonista de um episódio de preconceito religioso dentro da casa mais vigiada do Brasil.
Tudo começou quando o eliminado no último paredão do programa, o empresário catarinense Cristian, relatou ter visto o médico Fred Nicácio parado diante da cama do casal no meio da madrugada. Como Fred é devoto declarado de uma religião de matriz africana, os três começaram a especular e “cancelar” o médico, insinuando que ele estaria fazendo uma espécie de magia maligna direcionada aos dois. Key Alves chegou a cogitar apertar o botão de desistência do programa, por medo do “brother”.
Intolerância religiosa é crime. https://t.co/zLqjWTIfMD
— Jessi Alves (@a_jessilane) February 20, 2023
INTOLERÃNCIA religiosa é CRIME. #ForaCristian pic.twitter.com/JQs7iey0Sz
— Adriana Quadros (@AdrianaQuadro17) February 21, 2023
O episódio rapidamente virou polêmica nas redes sociais, o que provocou uma manifestação oficial do programa, através de um discurso do apresentador Tadeu Schmidt.
O discurso da íntegra do Tadeu falando sobre a diversidade religiosa e dando a oportunidade pro Fred Nicácio falar da religião dele, pro desespero de Cristian, Key e Gustavo. #BBB23 pic.twitter.com/ujdobfOYOC
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) February 21, 2023
Alguns influencers do movimento negro chegaram a cobrar do programa um posicionamento mais enérgico em relação ao ocorrido.
Muito bonito o discurso do Tadeu sobre diversidade religiosa, mas não era desse texto que a situação precisava. Tadeu deveria pontuar e advertir Key, Gustavo e Cristian sobre Racismo Religioso. É disso que se trata.
Por que não fez, bbb?
Se fosse sobre outra tradição… 👀
— Roger Cipó 🤴🏾 (@rogercipo) February 21, 2023
Já o comediante Paulo Vieira, em seu quadro humorístico no BBB, chegou a fazer uma piada com o episódio de intolerância religiosa, gerando até uma nota de repúdio em resposta, por parte da equipe de Key Alves.
PAULO VIEIRA FOI GIGANTE AQUI 🗣️🗣️🗣️ pic.twitter.com/yYWsoQ1BWu
— Africanize (@africanize_) February 23, 2023
Hoje no quadro Big Terapia, o qual deveria ser voltado ao humor e entretenimento, transmitiu na edição este vídeo abaixo. Um quadro que, a princípio, deveria ser voltado para fazer piadas e comentar momentos engraçados, claramente acusou o casal GusKey de algo que nunca foi dito. pic.twitter.com/xOh1XCtkQk
— Key Alves 🔑 (@keyalvesoficial) February 23, 2023
A resposta da equipe da atleta de vôlei paulistana não faz referência alguma, entretanto, às vezes em que Gustavo e Key especularam sobre supostas “energias ruins” que segundo suas insinuações, partiriam de Fred Nicácio ou minimizaram o preconceito religioso.
Recuperaram um vídeo de 2 semanas atrás onde Gustavo diz que tava sentindo “algo muito ruim” e que precisou rezar de joelhos para conseguir dormir.
Sapato: “É sobre o Fred?”
Gustavo: “Não fala o nome… mas é real.” #BBB23Reprodução: Globoplay
— Dantas (@Dantinhas) February 22, 2023
🚨 Key Alves normaliza a intolerância religiosa mesmo após discurso do Tadeu:
“Cara, são opiniões que todo mundo lá fora tem. O problema é que aqui a gente tá sendo visto e julgado”. #BBB23 pic.twitter.com/2IWC3hnWrV
— POPTime (@siteptbr) February 21, 2023
O assunto segue entre os mais comentados do Twitter desde o dia do ocorrido, a última segunda-feira (20).
Por Ju Abe