Foto: reprodução DOL
O governador Helder Barbalho esteve em visita ao município de Abaetetuba, nordeste do Pará, na manhã desta segunda-feira (27). O objetivo da estadia foi conversar e vistoriar as equipes de trabalho, enviadas pelo governo para prestar socorro às famílias atingidas pelos deslizamentos ocorridos na manhã deste domingo (26), que, segundo a Defesa Civil, atingiu o número de 112.
A erosão ocasionou a queda de áreas do município, em locais próximos à rua Siqueira Mendes e da orla do rio Maratauíra. A prefeitura de Abaetetuba informou que não houveram mortos e feridos, apenas prejuízos materiais. Não foi a primeira vez que a comunidade vivenciou uma tragédia do tipo. Em 2014, no mesmo bairro, 78 famílias foram atingidas e 106 pessoas ficaram desabrigadas após deslizamentos.
O governo enviou equipes desde a tarde de ontem, incluindo o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Forças de Segurança Pública e demais autoridades que estão no município para prestar atendimento às famílias, que seguem acolhidas na escola estadual Vicente Maués. Uma coletiva de imprensa deve ser feita no município para anunciar novas medidas. A prefeita da cidade, Fracineti Carvalho, também pediu apoio ao Ministério das Cidades.
Helder Barbalho prestou solidariedade às 108 famílias que tiveram de deixar as próprias casas após a tragédia. Desde a tarde de ontem, o Governo do Estado havia garantido o envio de equipes para uma força-tarefa de assistência às vítimas.
Com informações de DOL e Liberal.