Prefeito Edmilson Rodrigues e equipe debatem fomento ao empreendedorismo com o superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno e equipe (Foto: Joyce Ferreira/ Comus/ PMB)
Gestores da Prefeitura de Belém se reuniram nesta sexta-feira, 3, com dirigentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) para desenvolver e construir políticas públicas de incentivo aos empreendedores e empreendedoras do município de Belém.
Além do prefeito Edmilson Rodrigues, integrantes das secretarias municipais de Turismo (Belemtur), Economia (Secon), Educação (Semec) e Gestão (Segep) debateram com o diretor-superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno Filho e equipe, ações de qualificação em várias áreas do município. As ações consideram que o crescimento e a valorização do empreendedor da capital paraense se dá na construção de projetos e ações de qualificação, visando à Conferência do Clima (COP-30), evento das Nações Unidas, que poderá ser realizado em Belém em 2025.
A Prefeitura de Belém demonstrou interesse ao assinar e aderir ao projeto “Cidade Empreendedora”, do Sebrae-PA, que consiste na capacitação aos servidores e servidoras das secretarias municipais com mais de 50 soluções para ajustar e transformar Belém.
Fomento ao empreendedorismo
O prefeito Edmilson Rodrigues destacou que Belém já desenvolve programas que fomentam o empreendedorismo, como o Dona Si: em parceria com instituções como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entre outras organizações do Sistema S, o programa qualificou milhares de pessoas da capital e dos distritos, além de disponibilizar o microcrédito para o começo do microempreendimento.
“Estamos com toda a vontade de avançar e modernizar”, assegurou o prefeito. Edmilson complementou que “é preciso ver quais os itens necessários para se criar políticas públicas e alavancar na área para consolidar ideias e parcerias”, ressaltou.
Parcerias
“O que queremos junto com a Prefeitura de Belém é melhorar as possibilidades dos empreendedores de Belém. Temos como juntar as forças do Sebrae e da Prefeitura, para cada vez mais capacitar esses empreendedores para estarem competitivos no mercado para a COP-30, em 2025”, informou o superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno.
A iIha do Combu e distrito de Icoaraci serão os primeiros lugares em que Prefeitura e Sebrae se debruçaram para articular projetos de fomento para fortalecer o turismo, a partir da qualificação profissional dos empreendedores locais.
Nas próximas semanas, a equipe da Prefeitura de Belém se reunirá com técnicos do Sebrae-PA para detalhar as primeiras ações a ser executadas.
O Sebrae também se colocou à disposição para iniciar parcerias em relação aos trabalhadores e trabalhadoras das feiras de Belém, como formalizar o pequeno negócio dos feirantes.
Educação empreendedora
Outro ponto debatido na reunião é a possibilidade de pedagogos do Sebrae, em trabalho conjunto com os profissionais das escolas da rede municipal, pautarem nas salas de aula o empreendorismo com a finalidade de despertar o interesses nos jovens.