O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para as cidades do Pará, nos próximos dias. Em Belém, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), informa que, a combinação entre as chuvas intensas e a maré alta pode resultar em pontos de alagamento, por conta das condições geográficas da capital, que fica 4m abaixo do nível do mar.
Desde o início da atual gestão municipal, a Sesan trabalha de forma ininterrupta para conter os alagamentos, em Belém, por meio de serviços de limpeza e dragagem dos 65 canais existentes na cidade.
O comunicado do órgão municipal de saneamento alerta para que a população não jogue lixo em local inadequado. O descarte irregular de lixo doméstico ou entulho em local indevido, pode parar nos bueiros e prejudicar, ainda mais, a situação da cidade.
A Sesan disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no WhatsApp: 91 98499-0059.
Vale ressaltar que, de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato.
Ponto de Pauta com informações da Prefeitura de Belém