Fotos: Marcos Barbosa/Comus/ PMB
Para celebrar os 396 anos do Ver-O-Peso, comemorado nesta segunda-feira, 27, cerca de mil pessoas participaram da Corrida do Pitiú, percorrendo 5 quilômetros no entorno do complexo, considerado a maior feira livre da América Latina e o principal cartão postal de Belém. A corrida ocorre em meio à diversas atrações preparadas pela prefeitura de Belém, em comemoração aos 396 anos do histórico mercado.
A Primeira Corrida do Pitiú começou às 6h deste domingo e com 16 minutos de prova o público conheceu o primeiro lugar masculino, Eduardo Costa Silva; segundo lugar, Harrison da Costa e terceiro lugar, Daciano Ribeiro. O primeiro lugar feminino ficou com Sheila do Socorro Lima, Gregória Fonseca Garcia chegou em segundo lugar e Mayra Camila Rodrigues, em terceiro. Na modalidade PCD, o Bruno da Costa Palheta levou o primeiro lugar.
A corrida foi organizada pelo Instituto Ver-o-Peso, em parceria com a Diretoria de Feiras e Mercados, ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), com apoio da Prefeitura de Belém. A largada ocorreu às 6h, no estacionamento do Ver-o-Peso.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou a corrida e fez a entrega das medalhas aos vencedores. “Quando perguntam o que é Ver-o-Peso, a gente fala que é feira, artesanato, cultura de um modo geral e economia. Mas é o coração pulsante de Belém, que representa tudo que tem de bom na cidade. O Ver-o-Peso representa a criatividade do povo. Viva o pitiú”, declarou.
“A gente agradece a Prefeitura de Belém pelo apoio à Primeira Corrida do Pitiú”, afirmou o diretor de Feiras e Mercados da Sedeme, Manoel Luiz Rendeiro, o Didi do Ver-o-Peso.
Mercado ganhará reforma
Além das comemorações do aniversário, a Prefeitura também anunciou em seus canais oficiais a revitalização do espaço, a partir do contrato de empréstimo firmado com a Caixa Econômica Federal, recentemente, no último dia 23, no valor de R$ 100 milhões.
Será uma grande obra de reforma pela Prefeitura de Belém, que tornará o espaço mais moderno com a nova reorganização, dará mais conforto aos feirantes, consumidores e aos milhares de visitantes que vão ao local – o principal cartão-postal de Belém e maior ponto de comercialização de alimentos e da cultura da cidade. Apesar de toda essa importância, há 20 anos o Ver-o-Peso não recebe nenhum grande reparo.
“Serão obras para tornar Belém mais bonita e, principalmente, fazer o povo da periferia exercer sua cidadania. O sucesso com a liberação do recurso com a Caixa é resultado da boa relação que o Governo Municipal passa a ter com o atual Governo Federal, já que, nos últimos dois anos, a relação entre os dois poderes foi difícil e prejudicou o avanço das ações da Prefeitura em diversas áreas de Belém”, disse o prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues.
Veja a programação completa em comemoração aos 396 anos do Complexo do Ver-o-Peso
Segunda-feira, 27 de março
Das 8h às 13h
Local: Solar da Beira
>> Orientações psicossociais e jurídicas;
>> Orientações sobre o CadÚnico;
>> Distribuição de mudas e campanha de educação ambiental;
>> Emissão de carteira de trabalho e orientação sobre os serviços do Portal do Trabalhador;
>> Emissão de carteiras de identidade;
>> Campanha de vacinação;
>> Orientações e informações sobre as linhas decrédito do Banco do Povo; e
>> Orientações sobre o processo de inscrições para o Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Local: Estacionamento do Ver-o-Peso
Às 9h30 – Bolo de Parabéns pelos 396 Anos do Ver-o-Peso
>> Atividades de qualidade de vida e lúdicas com as crianças;
>> Banda da Guarda Municipal de Belém;
>> Atração cultural (grupo de carimbó); e
>> Desfile Movimento de Valorização da Moda Autoral Paraense.
Das 14h às 17h
>> Oficina de orientação de reaproveitamento dos resíduos líquidos e orgânicos com as boieiras do Ver-o-Peso
Local: Mercado Bolonha
Hora: 15h.
>> Oficina de Orientação de Manipulação de Alimentos
Local: Solar da Beira
Hora: 15h.
Outras atividades
A Prefeitura de Belém também está reforçando a limpeza e a lavagem de todos os setores do Ver-o-Peso há um mês. Além disso, tem desenvolvido ações de educação ambiental em diversos setores do complexo.
O governo municipal resolveu o problema de energia elétrica em vários setores do Ver-o-Peso e tem garantido o ordenamento e desocupação da calçada permitindo que os clientes e pedestres transitem de forma segura.
A Prefeitura, por meio do Consultório de Rua, tem planejado ações para incluir as pessoas em situação de rua nas politicas públicas de governo. Tem também atuado no ordenamento e organização do trânsito no entorno do Complexo.
A Prefeitura da Nossa Gente elabora uma proposta de criação de implantação de um instrumento de gestão dos permissionários e órgãos municipais no Ver-o-Peso.
Fonte: Agência Belém