Foto: redes sociais
Nesta segunda (24), a cultura brasileira mais uma vez escreveu sua história no mundo. Em emocionante cerimônia, Chico Buarque recebeu das mãos do presidente Lula e do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa o mais importante prêmio da literatura em língua portuguesa: o prêmio Camões.
A honraria foi concedida ao artista no ano de 2019, mas, devido os graves entraves diplomáticos entre o governo de Portugal e o de Bolsonaro, além de o ex-presidente ser inimigo declarado de Chico Buarque, o prêmio acabou não sendo entregue. O governo português decidiu então aproveitar a estadia de Lula em Portugal, para realizar finalmente a cerimônia de entrega do prêmio ao multiartista carioca.
Entre as personalidades presentes na cerimônia no Palácio Queluz, em Lisboa, estava a cantora paraense Fafá de Belém, que foi saudada no discurso de Chico. A cantora logo foi às redes sociais para dar seu testemunho sobre a experiência através de uma longa declaração ao cantor carioca, dizendo-se sua fã inveterada desde criança.
O post logo gerou grande repercussão, com uma enxurrada de comentários. Apesar de Fafá ter sido bastante aplaudida pela sua declaração de amor a Chico, que em seu discurso fez questão de lembrar que seu pai, o historiador Sergio Buarque de Holanda foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, o PT, chama atenção a quantidade de comentários contendo ódio, desinformação e ataques pessoais à cantora paraense.
Fafá, que sempre passou grandes estadias no país lusitano e possui lá público cativo, foi acusada várias vezes de estar lá às custas do governo federal.